Up Altas Aventuras o jogo e o filme

Publicado: 21 de outubro de 2009 em Cultura Nerd, Desenho, Filmes, Game Review, Jogos
Tags:, , , , , ,

Up_PS3_boxart

Sei que estou um pouco atrasado pra falar dessa animação, mas só agora me restou um tempo, e não podia deixar de dar minha opinião sobre esse desenho. Também vou comentar sobre o jogo, que não é nem de longe tão bom quanto o filme, mas que mesmo assim vale a pena dar uma olhada.

Antes de começar a falar do filme mesmo quero comentar sobre algo que já é tradição na Pixar, os curtas. Em todos os filmes feitos por esse estudio nós vemos um pequeno curta, que é sempre tão bom quanto o próprio filme. Eu acho isso algo ótimo, e que devia ser mais estimulado. Não me refiro somente as amimações, mas todo tipo de filmes e de curtas. Hoje em dia nos cinemas antes de começar os filmes nós vemos mais propagandas do que trailers, isso é um absurdo. Se eu já estou pagando pra ir ver algo no cinema, é porque não quero ser incomodado exatamente por isso, propagandas, sem falar é claro no som e no tamanho da tela. Isso dificilmente vai ser mudado, as propagandas nos cinemas vão continuar, sei também que elas ajudam a baixar os preços dos ingressos, mas seria ótimo trocá-las por um curta antes dos trailers.

Agora falando do filme mesmo, o enredo é fantástico, o início mostra como Carl Fredricksen conhece a menina que vai ser sua futura esposa, como eles se casam e suas vidas de casados, até por fim chegar ao falecimento dela. Essa introdução é feita de forma genial, sem praticamente nenhuma palavra nós entendemos tudo. Acho que não vejo uma abertura assim de filme tão boa desde Wachtman. Com a morte da esposa e com certos acontecimentos ocorrendo a sua volta Carl resolve realizar um desejo já praticamente esquecido, viajar até Paradise Falls e é ai que a aventura começa realmente, inclusive no jogo.

Os Personagens

up_carl-thumb-500x648-177

Carl Fredricksen, o personagem principal da animação. Durante sua vida ele trabalhou num zoológico vendendo balões, daí que veio sua grande habilidade com as bexigas e seu grande estoque é claro. Sempre ranzinza, mas muito determinado a cumprir a promessa que fez a sua falecida esposa.

up_russel

Russell é um pequeno escoteiro desesperado por seus emblemas. É dele a honra de arrancar muitas gargalhadas durante o filme. Cheio de seus apetrechos tecnológicos, que não sabe usar nem um pouco, se junta a Carl por acidente.

282px-CharlesMuntzCharles F. Muntz foi um famoso explorador quando era mais novo, ele que revelou ao mundo as belezas de Paradise Falls e instigou a aventura de Carl. Infelizmente após ser acusado de fraude Muntz se isolou nas cataratas que descobriu até poder voltar a civilização provando que suas descobertas eram reais.

580Kevin (nome dado por Russell) é uma estranha ave de plumagem colorida encontrada pelos dois aventureiros durante sua jornada a Paradise Falls. Lembrando o Papa-Léguas essa é a ave que Muntz persegue incansavelmente para provar ao mundo que não é uma fraude.

up_dogDug é um labrador que tem como missão encontrar Kevin. Desacreditado por seus “colegas” cachorros ele se junta a Carl e Russell de início por estar atrás da ave, mas depois por afeição.

Agora que já dei uma rápida introdução quero só fazer alguns comentários sobre o filme antes de falar do jogo. Eu adorei a animação, tudo no desenho foi muito bem feito e pensado, e todo mundo devia ver esse filme. Ninguém devia pensar que só pelo fato de ser desenho é algo só para crianças. Quando um filme, ou um livro é bom ele pode ser apreciado por todos, limitação de idade é coisa de censura e mercado. Eu realmente acho que esse pode ser considerado o melhor, ou pelo menos um dos três melhores desenhos da Pixar (também adoro WallE e Os Incríveis), tenho certeza que o Oscar vai pra eles mais uma vez. Uma coisa que não podia deixar de comentar aqui são os outros cachorros que aparecem no desenho, eles são muito engraçados, principalmente o Alpha.

ESQUILO!

chico_anysio_1367Outra coisa legal sobre o desenho foi a dublagem, eu particularmente não gosto de ver nada que não seja no original, mas Up foi até bom. Tive uma surpresa agradável ao notar que Chico Anysio é quem dubla Carl, seu trabalho nessa animação foi ótimo, assim como todos os outros personagens.

Não tenho mais muita coisa para falar do filme, só que é algo único que deve ser visto. Agora vamos ao jogo, que não é tão grandioso quanto à animação, mas acho que dependendo de quem vai jogar vale a pena.

up-video-game

Up é um jogo Co-op, ou seja, de cooperação entre dois jogadores, você pode escolher entre Carl e Russell para usar, mas as vezes é necessário tomar o controle do cachorro Dug para passar por algumas partes dos estágios. O estilo do jogo lembra um pouco os jogos da Lego, da para quebrar um monte de coisas pelo cenário para pegar moedas, que são os pontos do jogo, elas servem para liberar os Quest Cards, que são nada além de objetivos secundários, como achar itens escondidos e caçar insetos. Up o jogo, pode ser dividido em duas partes, as fases de Co-op e os estágios de avião. Quem viu a animação sabe que os cachorros pilotam aviões, o mesmo acontece no jogo, mas essa parte pertence mais ao multi-player que ao jogo normal.

O enredo do jogo até que segue bem o do filme, apesar de pular todo o início, pois você começa com eles já na selva (tirando a primeira fase que é uma espécie de prévia do fim do jogo). Mas tirando esse fato os principais eventos da animação estão de alguma forma presentes no jogo.

Os gráficos do jogo são decepcionantes se comparados ao da animação… No meu caso que joguei no PS3 não vi motivo algum para a qualidade do jogo ser mais ou menos como a de um PS2. Tá certo que o jogo foi lançado em várias plataformas, e provavelmente deixaram a mesma qualidade visual em todos para dar menos trabalho e acelerar o processo, o que é uma pena, tudo teria ficado tão melhor se eles tivesse caprichado mais nisso. No desenho a qualidade gráfica é tão boa que é possível notar a barba do Sr. Fredricksen crescendo e a plumagem de Kevin é extremamente elaborada, o jogo devia tentar pelo menos chegar perto dessa qualidade visual, pois no resto é bem divertidinho.

O gameplay do jogo é bem simples, Carl e Russell possuem habilidades cada uma específica para uma parte do jogo. Carl consegue pular mais alto e usar sua bengala como alavanca, enquanto Russell consegue ir a lugares de difícil acesso e usar seu canivete para cortar cordas e cipós. Só combinando as habilidades de cada um que se consegue atravessar os cenários. Há também alguns inimigos para atrapalhar a aventura dos dois. Alguns são somente insetos e aranhas, já outros são os cachorros mandados por Muntz atrás de Kevin. O combate no jogo é bem simples, próprio pra faixa etária a qual ele se propõe. Basicamente você chama a atenção do inimigo com uma provocação, pode ser uma careta ou mesmo demonstrando medo, isso é feito só apertando o direcional para baixo; momentos antes de o oponente atacar vai aparecer em cima do personagem o botão de ação, apertando na hora certa se atinge o inimigo, só alguns golpes já bastão.

Conforme você vai completando os Quest Cards alguns extras são liberados, como galeria de artes, algumas animações e personagens para se usar no modo multi-player.

O jogo do Up trás algumas idéias bem divertidas se tratando de Co-op, mas que podiam ser mais exploradas, mas uma coisa que merece um certo destaque são os confrontos com os chefões. No total são dois, se me lembro bem, e para vence-los é indispensável a atuação dos dois personagens. Se você está jogando sozinho o jeito é alternar o controle entre um e outro, o que é fácil, isso é feito com apenas o apertar de um botão.

O multi-player de Up é uma batalha aérea, bem divertidinha, podendo jogar até quatro pessoas. Quanto mais Quest Card completos, mais personagens para se escolher.

Antes de terminar o post tenho que falar mais uma coisa sobre o filme. Tem uma cena em que Carl e Muntz se enfrentam, essa foi uma das melhores cenas de luta que já vi, muito engraçada, pena eu não ter encontrado ela no YouTube.

Eu acho que mesmo o jogo não tendo sido tão bom quanto deveria vale a pena, por exemplo pra quem tem um filho e quer jogar algo divertido com ele, ou mesmo pra quem tem uma namorada que não gosta dos jogos de tiro que você tem. De qualquer jeito espero que tenham gostado do post, infelizmente ele não tem Review da GT, mas acho que isso não da nada.

Aqui vai algumas dicas de jogos que não da pra deixar passar.

uncharted2usaO Segundo jogo da série Uncharted tá muito massa, e a Play Asia tá com um preço muito em conta, vale a pena conferir a oferta. Todos os review’s que vi desse jogo deram nota acima de nove, é muita coisa. Para ver a oferta é só clicar aqui ou na foto.

31465_call_of_duty_modern_warfare_2-v5Outro jogasso que você não pode deixar passar é o Modern Warfare 2. Se ele for tão bom quanto o primeiro já é uma ótima compra, mas eu acho que vai ser muito melhor. O preço ta legal, eu aconselho. Para ver a oferta é só clicar aqui ou na foto.

61dxxaywwnlMinha última dica é desse jogo, Bayonetta, é do mesmo criador do Devil May Cry, pelo menos eu acho que é, posso estar errado. Parece ser um jogo massa, eu aconselho também. Para ver a oferta é só clicar aqui ou na foto.

comentários
  1. oi meu nome e Thayna eo filme up altas aventuras é muito engraçado,divertido,trste e alegre se você não viu ainda você vai se arrepende aproveite

  2. leandro disse:

    a meiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. Henrique disse:

    Eai,não to conseguindo passar de uma parte mas acho que vou conseguir.

  4. Ronilda disse:

    Na verdade é uma pergunta eu e meu filho ainda não conseguimos passar da fase em que o sr. Carl cai e o Russel tem que o puxar com uma corda. Nós já conseguimos subir pela corda mas não conseguimos chegar de volta ao Russel. Como passamos por essa fase? Por favor se alguém souber manda a dica pra mim. Grata. Ronilda

  5. radiated5 disse:

    Ia ficar mais fácil se voce soubesse qual fase que é e +/- em que parte da fase você está. Daí eu posso tentar ajudar. Mas no geral é só explorar bem o cenário que os caminhos aparecem numa boa.

  6. Samuel disse:

    Olá estou na fase chapter 15 e não consigo passar estou preso perto dos morcegos se deixo a pedra perco se não deixo não consigo passar pelo abismos ,
    se vc puder me ajudar aguardo obrigado.

  7. Rodrigo disse:

    Ola , gostaria de receber os codigos para abertura dos cenarios e roupas dos personagens

  8. radiated5 disse:

    Desculpa, mas não tenho esse tipo de coisa pra passar, e não acho que no jogo haja realmente isso.

  9. Hugo disse:

    no chapter 15,é fácil passar se vc pensar,a resolução é assim,primeiramente vc passa o russell e o sr.Fredricksen para o outro lado(o outro lado é onde tem a gangorra),feito isso vc com o russell espanta o morcego com o espelho dele, depois va na parte direita da gangorra e com o sr.Fredricksen pule numa pedra ,em cima da pedra vc dá uma tacada de golf com ele no morcego,feito isso vc posiciona o russell do lado esquerdo da gangorra e pule la de cima com o se.Fredricksen,com o russel no ar seja rápido e agarre a corda presa na parede,depois vc controla o cachorro,e com o cão e russell vc empurra o cubo grande,depois é so pegar a pegra e ir embora.
    Espero te ajudado!

  10. Milena disse:

    como passo a fase 21 do jogo up, obrigado

  11. Edilson disse:

    Por favor, será que alguem conseguiu passar da fase 21?Por favor, nos dê uma dica, é só enviar uma menssagem,
    Obrigado.

  12. radiated5 disse:

    Faz tempo que eu joguei o UP, mas tenho certeza que no youtube deve ter alguma coisa.

  13. Wanderley disse:

    Nao consigo passar da fase das bombas.alguem pode dar umas dicas para mim.

  14. Leandro disse:

    alguem pode me ajudar a achar todos os abismos no jogo?porque no ps3 so falte esse trofeu pra eu platinar, obrigado

  15. radiated5 disse:

    é só ir revisando fase por fase, não é muito complicado, só uns 2 eu acho q não é obrigado a passar para completar o jogo.

  16. Edilson disse:

    Finalmente meu filho e eu finalizamos o jogo UP.

  17. Rachel disse:

    Oiie , vou dar umas dicas pra quem não conseguiu passar a fase 15 .. quando o Carl e o Russeul chegam na parte dos morcegos , o Russeultem que ficar cegando lá os morcegos enquanto o Carl vai subindo nas pedras ( é bem dificil subir )quando o Carl sobe ele vai ter que jogar golfe nos morcegos e o Russeul coloca a casa na gangorra e o Carl pula depois é a vez do Russeul na gangorra ..ai ele sobe no outro lado e joga uma cordinha pro Carl que tem que subir. .mais tem q ter cuidado com as plantas se não ele perde vida e cai .. bem depois disso é fácil .. espero ter ajudado , beijos

  18. Luiz Artur disse:

    Esse jogo tem alguns codigos, eu vi alguns codigos num site, mas agora ñ acho mais o site, me lembro dos codigos eram q o Russell fica cheio de borboletas como um escudo e vida infinita, tinha um codigo sobre o Carl Fredricksen, mas eu ñ me lembro qual era!

  19. Rosa!!! disse:

    Oi,o jogo é muito legal tem muitas fazes e não é igual o filme eu e minha prima,para virar o jogo ,foi 1 dia e 13:25 min agente botou até um cronometro para contar o tempo que agente levaria para ganha (virar)o jogo eu adorei e achei dificil a parte do rio com o russell.

    Uma aventura cômica sobre um vendedor de bexigas (balões) com 78 anos de idade chamado Carl Fredricksen,que finalmente realiza o sonho de sua vida de ter uma grande aventura quando amarra milhares de bexigas á sua casa e voa pelo céu até as florestas da América do Sul.mas ele descobre tarde de mais que seu maior pesadelo está abordo da viagem:um menino super-otimista de 8 anos de idade chamado russell que com seus aparelhos digitais é um tremendo tampinha que encomoda pela a viagem toda Sr.Fredricksen. dug um labrador que é muito brincalhão, mete eles em uma fria seus amigos cães mandam ele buscar a ave colorida kevin (nome dado por russell) ele acha que kevin é um macho mas afinal realmente ele é uma femea com 5 filhotes ,que moram no labirinto mortal (cuja o nome dado pelo geito de ser) ecuro sombrio e com barulhos estranhos que são de pequeninas aves da raça papa-léguas

  20. Rosa!!! disse:

    alguma pergunta? já virei o jogo
    até mais
    vou estar aqui o dia interinho de segunda a sábado e domingos até as 17:30min

  21. Rosa!!! disse:

    Ronilada é so´apertar O (bolinha)

  22. Joice disse:

    não consigo passar do capitulo 2 onde eles estão numa jangada que nao anda nem desanda como faço?

  23. peixexe disse:

    Também não consigo passar do capítulo da jangada. Pressiono o botão pra acelerar a danada e nada acontece. Como é que faz isso?

  24. JORGE disse:

    me ajudem nao consigo passar o capitulo 15 ele anda com a pedra mas como e que eu salto

    e na psp me ajudem

    jorge0497@gmail.com

  25. alexandra disse:

    Olá, como passo a parte do avião?? aquela parte em que com a nossa avioneta temos de destruir o avião grande que vai largando bombas? Eu já tentei várias vezes, mas cada reactor demora imenso tempo a destruir e quando ainda so destruí para aí uns tres, o boneco já está a cair da corda.
    Muito muito obrigado pela ajuda

  26. Andy disse:

    Olá!!
    Minha dúvida é a mesma da Alexandra. Como derrubar o dirigível em 30 segundos? Consigo derrubar todos os aviões pilotados pelos cães, mas na parte do dirigivel o tempo é muito curto… Por favor, me ajudem!
    Obrigada!

  27. Vanessa Santos disse:

    Esse jogo e muito legal ja passei de todas as fases e cada uma eu tinha uma certa dificuldade e demorava um tempao para passar,fiquei jogando o tempo todinho e achei a fase do a aviao muito chata pq eu nao consequia passar dela kkk mas amei o jogo e gosto d+ do filme D+ amo na verdade!!

  28. Gabriela Raissa disse:

    Zerei o jogo foi muito dificil passar da fase do aviao eu nao sabia bem o que era para fazer mais depois de jogar tanto descobrir agora eu passei 2 semanas jogando e zerei rapidinho fiquei meio que viciada mais adoro o jogo pq ele e cheio de aventuras e é parecidissimo com o filme afinal foi tirado do filme ne ? kk amei o jogo !!

  29. Gabriella Raissa disse:

    Se alguem quiser dica para passar de alguma fase tou aqui nao esquecam Gabriella Raissa ou simplismente Gabi Raissa !! kkkk

  30. guilherme campos disse:

    ola eu tenho alguns codigos:

    AVIATORGOGGLES:o Carl fica com luvas de aviador
    BALLOONPARTY:o Carl fica com baloes de varias cores
    BUTTERFLY:o Russel fica com borboletas em volta dele

    espero ter ajudado!!!:)

  31. Larissa disse:

    Geente como passa da fase 21?

  32. Jessica Soares disse:

    Estou na fase 15… Ja passei pela gangorra mas agora eu não consigo fazer o cachorro passar pelos morcegos… Alguém poderia me ajudar? Desespero total pra passar aki… Vlw!

Deixe um comentário

