Far Cry 2

Publicado: 16 de março de 2009 em Game Review, Jogos
Tags:, , , ,

far_cry_2_4b

Far Cry 2 é uma seqüência somente no título, o jogo não tem nenhuma relação com o primeiro, como só joguei o segundo, não vou comentar nada aqui sobre o anterior. Quando vi os primeiros vídeos do jogo no meio do ano passado fiquei muito animado, os gráficos pareciam ótimo, cenários é totalmente abertos e há várias maneiras de se jogar, e quando finalmente quando peguei o jogo não fiquei decepcionado, mas acho que Far Cry 2 podia ter mais a oferecer. Não pense que o jogo é ruim nem nada assim, pelo contrário, me divirto muito jogando tanto off quanto online, mas eu esperava mais.

far-cry-2-03-l

Os gráficos

Bem, como da pra ver na foto os gráficos são realmente ótimos, o Sol mesmo é muito perfeito e  o clima do jogo é tudo mesmo que eles prometem, têm desde de chuva até rajadas de vento. São 50 km2 para se explorar, a maneira que eles usaram pra animar os jogadores a ver todo esse terreno foi espalhando diamantes por todo o lugar. No jogo não há dinheiro, tudo é feito com esses diamantes brutos, o que pra África parece aceitável pra mim. O  clima também ajuda na maneira com que você prefere fazer suas missões, quem prefere ser sorrateiro com certeza vai jogar mais a noite do que qualquer outra coisa, e o jogo te da essa opção.

Todos os personagens que aparecem são bem realistas, tanto nos gráficos quanto na maneira com que foram feitos, há uma boa variedade de inimigos, não parece que você mata o mesmo cara um monte de vezes, as armas também são muito detalhadas e elas vão se desgastando de um jeito muito legal, apesar de ser meio rápido esse processo pra mim, pode acontecer das armar travarem, o que é sempre um problema, e quando você usa um equipamente de pouca confiança as chances da arma travar são ainda maiores, ou pode acontecer da arma explodir em suas mãos.

Agora o jogo, o seu objetivo, não importando qual personagem você escolha, pois não faz diferença nenhuma é matar um vendedor de armas conhecido como Chacal. Mas conforme o jogo vai passando parece que o cara é o único que presta ali no meio da África, muito engraçado. Para cumprir essa tarefa você pode se armar com até três tipos de armas diferentes mais uma faca, são divididas em armas de pequeno, médio e grande porte, você só pode levar uma de cada. A escolha das armas é uma coisa muito importante no jogo, pelo fato de que se você não muda os tipos de armas que você usa o jogo vai ser praticamente a mesma coisa sempre, o que é uma pena. Há vários tipos de missões no jogo, umas são somente para conseguir diamantes, como assassinatos, outras você precisa para conseguir seu medicamente, isso mesmo REMÉDIOS, esqueci de comentar, mas logo no início do jogo a malaria já aparece como um problema, mesmo com os medicamentos, ela pode atacar em umas horas bem inoportunas e estragar com todo a sua estratégia. Mas voltando as missões, elas no final não mudam muito, se resumem em ir a algum lugar, matar alguém, pegar alguma coisa ou explodir algo, basicamente isso, no final se torna repetitivo, mas não chega a ser cansativo, quer dizer, tirando as viagens de carro, afinal o lugar é grande, e as coisas não costumam ser perto.

Nesse vídeo tem todas as armas do jogo, é bom pra ter uma idéia do que o ele oferece.

Em Far Cry 2 você nunca sai da visão em primeira pessoa, e essa visão nunca é cortada, pra dar uma impressão mesmo de que você está na pele do mercenário que controla. Isso fica mais interessante quando é preciso realizar primeiros socorros no campo de batalha, desde apagar fogo que está queimando sua roupa à arrancar balas com um alicate, até quando você utiliza os mapas, o que acontece bastante, afinal o mundo é enorme, a visão fica em primeira pessoa.

A Jogabilidade

Bem, a jogabilidade é normal, bem típica de jogos em primeira pessoa e quando se pega algum carro ou barco para se dirigir não é nenhum problema, a direção é bem tranquila, o que é bom, pois boa parte do jogo você vai passar dirigindo alguma coisa. Nessa parte de jogabilidade eu só senti falta de realismo na mira das Sniper, elas são rígidas, elas não têm aqueles movimentos involuntários que atrapalham a mira, pra acertar o alvo isso é bom, mas não fica realista, eu sinto falta desses movimentos,  mas fora isso tudo dez.

A música e os do jogo são ótimos, a trilha sonora sempre acelere quando começa a ação dando aquele clima de filme, e os sons dos tiros e explosões é bem convincente. O inimigos conversam entre si, o que é bom para você analisar e decidir que estratégia tomar, mas caso tudo der errado, o que pode acontecer fácil quando você sem querer põe fogo em tudo, há sempre os Buddies, que são outros mercenários que te auxiliam nas missões, quando você está prestes a morrer eles podem vir e te salvar, é claro que isso não é sempre, mas com certeza é uma boa ajuda.

Minhas considerações finais sobre o jogo, Far Cry é um excelente jogo, mas podia ser muito melhor. É bem divertido de jogar, mas devido a canseira que da ir de um lugar para o outro eu não consigo joga-lo direto, a troca de tiros não para do início ao fim do jogo e a música empolga. A possibilidade de você cumprir as missões de várias maneiras é um grande incentivo, o grande numero de missões só deixa a desejar em sua variabilidade, o multiplayer é bom, mas não traz nada de novo, tirando o excelente editor de mapa, o que é uma coisa muito interessante, pois ele é bem simples de usar e te da muitas possibilidades, pra quem gosta desse tipo de coisa vale muito a pena, espero que logo tenha atualizações para esse editor, mas do jeito que esta já é ótimo. Acho que todo mundo que gosta de um bom jogo de tiro e tem dinheiro para gastar não devia deixar de conferir Far Cry 2, não é nenhum desperdiço e ele com certeza garante várias horas de diversão, seja no jogo normal, multiplayer ou no editor de mapa. Como sempre, pra quem quiser dar uma olhada logo ali em baixo tem o review da GT sobre o jogo.

Valeu!

 

 

comentários
  1. Ednaldo disse:

    eu goataria de ter a tradução do jogo pra portugues, pq fica mais facil de jogar, caso vcs mim envie como ficarei muito grato.

    Curtir

  2. radiated5 disse:

    Até onde eu sei oficialmente não há o jogo em português, acho que o manual até ta em port, mas só isso.

    Curtir

  3. Miguel disse:

    tem q fechar o jogo para usar o editor de mapas?

    Curtir

  4. radiated5 disse:

    Não tem não, o editor de mapa deve estar na pasta do jogo. Ou mesmo na parte de Jogos do windows vista, só dar uma procurada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s