Fallout 3

Publicado: 11 de maio de 2009 em Cultura Nerd, Game Review, Jogos
Tags:, , , ,

11501-fallout3_ps3_cover_super

Depois de muitos anos, afinal o último título  é de 1998, chega a continuação de um dos melhores RPG’s pós-apocalipticos já feito, Fallout 3. O novo game consegue continuar fiel ao clima da série, uma mistura de Mad Max com a ficção-científica americana da década de cinqüenta. pipboy_falloutAté mesmo o PipBoy não foi esquecido, afinal não seria realmente Fallout sem ele. Dessa vez o jogo não se passa na Costa Oeste americana, e sim na capital dos EUA, Washington D.C. Uma outra grande mudança, e na minha opnião a principal delas, é que em Fallout 3 o jogo passa ser em primeira pessoa, isso trás um novo aspecto para o game, assim como uma nova maneira de se jogar. No início fiquei um pouco curioso para saber como eles manteriam os elementos de RPG no jogo, afinal em primeira pessoa conta muito a habilidade do jogador, mas a equipe da Bethesda fez um bom trabalho, logo comento mais sobre isso.

Relembrando.

Os gráficos

Image_02

Os gráficos como se pode ver são ótimos, não são os melhores da atualidade nem nada assim, mas estão nos padrões. O mundo disponível não chega a ser tão grande quanto o de Far Cry 2, mas não é nada pequeno, a riqueza de detalhes é enorme. Mas devido ao tamanho às vezes você pode ter aquela sensação de deja vu. Afinal tudo é muito cinza, os carros, casa e outras coisas são praticamente iguais e há destroços e ruínas por toda parte, o que já era de se esperar da Terra devastada. Mas felizmente o ambiente foi feito de tal forma que você não se enjoa e nem fica incomodado com isso, pois parece real, seria daquele jeito um mundo pós-guerra nuclear. E há também as diferentes localidades que têm alguma influência no jogo, como cidades, cinemas, igrejas, escolas entre outras coisas, todas bem integradas com o game e o mundo real, afinal Washington D.C existe, e no jogo há locais como o Lincoln Memoriallincoln-memorial-photo, o Museu de História Natural e o Washington Monument que é aquele grande obelisco branco em frente ao espelho d’água.i2_nova_Washington_DC_094_s2 Agora a parte ruim: os gráficos dos NPC’s não são tão bons quanto os cenários. A diversidade é mínima, principalmente se tratando dos supermutantes, todos eles são exatamente iguais tirando a armadura que usam que varia um pouco. Mesmo os humanos são bem parecidos uns com os outros. Nas cidades sempre há os singulares, mas na Terra Devastada a diferença é pouca, os animais são praticamente idênticos. Outra coisa chata é que às vezes você encontra uma falha na junção das texturas, e acabando por ver algo que devia estar tapado. Ou então há uma demora para carregar a textura, deixando o chão ou qualquer outro lugar com aquele aspecto borrado por algum tempo.

O Combate

Como o vídeo mostra o combate em Fallout 3 é basicamente como em qualquer outro jogo de primeira pessoa, ou em terceira se você tentar assim, mas eu não aconselho. As diferenças entre um FPS e F3 são os elementos de RPG e o sistema de combate V.A.T.S. (Vault-Tec Assisted Targeting System). Os elementos de RPG que influenciam são: a qualidade da arma, quanto mais você utiliza uma arma de fogo pior ela fica e menor o seu dano, por esse motivo é sempre bom consertar seu equipamento. Suas skill’s de combate (isso é uma opinião pessoal, não tenho certeza exatamente se o que segue é como falo, mas é a impressão que tive jogando), se você tem a skill’s num level baixo, nem sempre o tiro vai exatamente onde você está mirando, quanto maior a skill melhor a precisão, isso conta também no V.A.T.S. E por último suas Perks, que são características do seu personagem, algumas delas podem dar bônus ao seu dano.

vatsbehemothO que a foto mostra é o V.A.T.S. Que é uma opção bem interessante pra quem não tem tanta habilidade, ou mesmo para aquelas situações difíceis que só um Call of Duty ninja ia conseguir. Como funciona: o jogo entra em pausa quando o sistema é acionado e você tem acesso a todos os inimigos que estão visíveis e suas partes do corpo, a porcentagem é sua chance de acerto baseada em sua skill com a arma usada. O AP; que aparece no canto inferior direito, são seus Action Points, seus pontos de ação (o que já é bem familiar se você já conhece os dois primeiros jogos), esses pontos limitam sua quantidade de ações. Depois de gastos todos os pontos como você quiser você executa a ação e vê tudo em câmera lenta. Nesse momento o jogo não fica em pausa como se fosse um turno, seus oponentes ainda agem. O Vídeo abaixo exemplifica bem isso.

Coisas do jogo

Pip-Boy 3000

7-07.01_Pip-BoyO Pip-Boy 3000 é seu menu faz tudo, nele você verifica todos os seus status, skill’s, perks e tudo mais que possa estar relacionado com seu personagem. Nele também você verifica seus equipamentos e armas, assim como têm acesso aos mapas, anotações importantes que já encontrou e até mesmo estações de radio. Sempre que se localiza uma freqüência você pode escutá-la, algumas vezes pode não ser nada, como uma simples gravação em loop do tempo anterior a guerra ou pode ser algo importante como uma nova missão.

Perks

As perks como já havia mencionado são características de seu personagem, sempre que você passa de nível se pode escolher uma, mas você também pode conseguir algumas perks durante sua jornada pela Terra Devastada. Imagine essas perks como parte da personalidade de seu personagem, no entanto tendo a vantagem dos bônus no jogo.

618970-lady_k_super

Karma

Tudo que você faz no jogo de importante tem uma conseqüência, tanto no desenrolar das missões quanto no seu Karma, que nada mais é o alinhamento de seu personagem. Para quem conhece o sistema de RPG D&D esse termo já é bem familiar, ou seja, Karma é o quão bom, ou ruim seu personagem é.

O Enredo

Eu nunca gosto muito de contar o enredo do jogo, mas uma rápida introdução é sempre necessária, lembrando é claro que o mundo é um lugar pós-guerra nuclear. Você nasceu no Valt 101, um grande bunker protegido de todas as hostilidades do mundo, sua mãe morre dando a luz ao seu personagem. Até os dezoito anos a vida segue normal, até que seu pai foge do Valt sem dar explicações, e agora você está sendo procurado por algo feito por ele. Ficar é impossível, sua única alternativa é ir atrás de seu pai na Terra Devastada. Por cima é isso mesmo.

A.I. & NPC’s

Infelizmente a Inteligência artificial do jogo deixa muito a desejar. Várias vezes os inimigos fazem coisas sem sentido, ficam travados, ou, o que eu acho pior, não reagem quando você mata alguém próximo. Mesmo quando você está escondido, a AI deveria reagir, mas não é o que acontece.

Quanto aos NPC’s o que é fraco é a falta de personalidade dos mesmos. Praticamente toda a emoção e expressividade que eles transmitem é pela voz. Nas cidades a grande maioria parece muito com robôs, as atitudes individuais praticamente inexistem, e a quase única interação com o cenário é sentar em algum lugar.

fallout3_npc_jericho

Eu adorei Fallout 3, ele têm alguns probleminhas, mas nada que atrapalhe muito o jogo. Há tantas possibilidades que você provavelmente vai querer voltar a jogar várias vezes, principalmente se quiser completar os troféus. A trilha sonora é muito boa, totalmente fiel ao título. Espero que o post tenha ajudado você que está lendo a conhecer um pouco mais o jogo e que tenha gostado. Agora deixo vocês com uma cena muito foda de Mad Max e é claro a review da GT do Fallout 3 e para quem quiser vou deixar algumas imagens de camisetas do tema Fallout também.

Valeu!

 

 

Anúncios
comentários
  1. Rubens disse:

    Muito bom ^^
    Acho que deveria ter algum guia para as quest, ainda nao achei nenhum site que tenha isso.
    Mais ta muito bom parabens 😀

    Curtir

  2. radiated5 disse:

    Se tu quiser ajuda pra quest é só por o nome da quest no youtube e fallout 3, tem vários vídeos é só acompanhar. Valeu pelo comentário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s