inFAMOUS

Publicado: 25 de fevereiro de 2010 em Cultura Nerd, Game Review, Jogos, Lista
Tags:, , , , , , , ,

inFAMOUS é um jogo exclusivo para PS3 do tipo Sandbox, ou mundo aberto, como GTA. Aqui você controla Cole, um entregador que sobreviveu a uma enorme explosão que deixou grande parte da Empire City em quarentena. Com um enredo bem interessante, combates muito divertidos e poderes que dão um bom espaços para as mais variadas estratégias, inFAMOUS é uma boa escolha para quem gosta de jogos nesse estilo, curti HQ de super-heróis ou quer saber como superpoderes podem causar a morte de inocentes como efeito colateral.

Só um detalhe, eu nunca joguei Prototype, então nem vou comparar os dois.

O enredo

Tudo começa com uma grande explosão azulada em Empire City, um quarteirão inteiro da cidade praticamente some, mas no meio de tanta destruição alguém ainda está vivo, é Cole McGrath, um entregador que sem saber levava a bomba que matou a irmã de sua namorada Trish, e que ainda iria matar muito mais gente devido aos estranhos efeitos da explosão. Enquanto a cidade caia no caos Cole descobre que algo havia mudado, seu corpo agora conduz e controla eletricidade, e se regenera com ela. Empire City entra em quarentena, ninguém pode entrar ou sair. As gangues começam a proliferar, a pouca força policial que resta não da conta da onda de criminalidade. O que havia mudado Cole também transformou outros, que agora aterrorizam as ruas.

Essa é mais ou menos a introdução de inFamous, depois desse início caótico tudo que Cole quer é fugir da quarentena, mas isso acaba se tornando quase impossível. Ele é acusado de terrorismo e sua única saída acaba sendo a agente do FBI Moya, que o procura para oferecer um acordo, em troca da liberdade e de limpar seu nome  Cole, deve ajudá-la a achar seu marido John que estava trabalhando na cidade em sigilo investigando a seite The Firts Sons. Além disso, ele deve achar a Ray Sphere a arma que destruiu parte da cidade e lhe deu seus poderes.

Achei partircularmente interessante o enredo do jogo, talvez comece um pouco devagar, mas é realmente legal. E quando você fecha o jogo, o final não te deixa decepcionado, como acontece em alguns jogos, pelo contrário, o final responde algumas perguntas que no meio do jogo surgem, mas que você só repara mesmo quando aparece a resposta. O interessante também é que dependendo de suas ações, sendo Hero ou Infamous, as coisas mudam, não são grandes mudanças no decorrer do jogo, mas o suficiente pra te manter atento ao que acontece mesmo se você acabou de virar o jogo com um karma diferente.

Eu sempre gostei de ver a evolução dos super-heróis, e de como eles adiquirem poderes e tudo mais, e inFamous tem muito disso. Um bom jogo com um bom enredo, vale a pena.

Os gráficos

Os gráficos de inFamous são bons, principalmente na parte dos poderes e nas explosões, mas vamos começar pela cidade. A cidade foi toda bem feita, há praças, restaurantes, prédios grandes, pequenos, becos, estacionamentos, tudo que a gente esperaria de uma boa cidade num jogo. Os detalhes deixam tudo mais realistas, como os cartazes e placas. Os lugares são diferentes entre si, e você não tem aquela sensação de déjà vu. Outra coisa legal é que os três distritos são meio diferentes um do outro, o que da um pouco mais de realismo nessa parte. Agora uma coisa meio estranha na concepção da cidade são as diversas TVs espalhadas pelos telhados dos prédios. É bem comum em Empire City você ver uma cadeira e uma televisão no topo do prédio, o próprio lugar onde Cole se encontra com seu amigo Zeke é num terraço com um sofá e uma TV. Nessa cidade não chove? Não, durante o jogo não chove, mas ia ser legal se chovesse. Essas TVs servem para você ver como o governo manipula as notícias e também para ouvir o Tv Jacker, um cara que hackeia o sinal para dizer “a verdade” as pessoas de Empire City. Não a muito do que reclamar da cidade, foi bem feita e os gráficos são bons e sem erros de textura, agora vamos aos personagens.

Cole é bem detalhado, e seus movimentos são bem naturais, é interessante ver como a sua opção de karma influencia também na aparência do personagem (e do jogo num todo), não só pelos raios que mudam de cor, mas também por todo o resto que vou comentar mais tarde. Em questão de qualidade gráfica todos os personagens principais são bem feitos e possuem uma boa animação, apesar de algumas falas e da movimentação de Zeke não serem lá muito boas, também não são ruins. Os pedestres são bem variados e a aparência deles é boa, assim como a animação. Como são muitas pessoas andando pelas ruas é normal ter pessoas iguais, mas acredite você só vai reparar se ficar procurando. Quanto aos inimigos à coisa não muda muito, eles são legais e bem animados, seus movimentos são realistas e tudo mais que deveriam ser, mas infelizmente são pouco variados. O principal motivo dessa semelhança é a cor, todos eles usam roupas da mesma cor, não importa em qual distrito você está isso se mantêm. As únicas exceções são os Conduits, inimigos que possuem poderes assim como Cole, mas fora isso são todos meio iguais, é verdade que uns são mais gordinhos e usam lança-mísseis e outros mais magrinhos, mas acho que podiam ter feito mais coisas com relação a isso.

Meu elogio na parte gráfica mesmo fica como já disse antes, para os poderes de Cole e dos outros conduits que aparecem no jogo. Todos os raios que você solta são realista, e mesmo os outros poderes são muito bons. As animações de explosões são legais e deixam os combates mais divertidos. Como o ponto forte do jogo é o combate os efeitos não podiam ser inferiores.

Coisas do Jogo

O combate


Quando você não estiver correndo de um lado para o outro da cidade, ou surfando pelos trilhos eletrificados dos trens vai provavelmente estar em combate com alguma das gangues que dominam os três distritos disponíveis de Empire City. Pra quem já jogou algum jogo de tiro em terceira pessoa não há nada de realmente novo aqui. Você aperta L1 para ativar a mira e R1 para disparar o raio mais básico, um pequeno círculo é sua mira. O que torna o combate em inFamous mais interessante que o normal são as possibilidades. Você pode atacar seus inimigos de qualquer jeito, pendurado num parapeito, cabo de força ou em cima de um trem. Mesmo caindo de um edifício se tem a chance de eletrocutar os oponentes. Outra coisa legal dos combates em inFamous é a intensidade, em várias missões a quantidade de inimigos que se enfrenta é grande, e ver raios por todo lado, tiro e explosões é muito divertido. Os combates podem ficar bem intensos e você sente de verdade como é controlar um super-herói.

Mesmo só usando a eletricidade há uma boa variedade de poderes, alguns deles são exclusivos do karma bom e outros do mal. Esses exclusivos são bem diferentes entre si (do mal pro bom). Os golpes do Hero têm dano mais concentrado e são mais estratégicos, evitando assim a perda desnecessária de vidas civis. Já os do Infamous dão dano em áreas mais amplas e causa explosões o tempo inteiro.

Alguns poderes de Cole consomem energia que é contatada por uma corrente elétrica que fica no canto superior esquerdo da tela, como mostra a figura. O Lightning Bolt (raio mais simples) não gastam nada, mas quase todos os outros consomem alguma coisa. Você pode recuperar essa energia absorvendo eletricidade de qualquer coisa que a conduza ao seu redor, como carros, postes e geradores. O primeiro upgrade do karma bom para o Lighting Bolt de Cole carregam um pouco de energia sempre que você atinge um oponente. A Bio Leech mais usada por quem quer ficar com karma mal também enche toda energia e recupera sua a vida. Como no Call of Duty 4, aqui não há uma barra de vida, manchas de sangue aparecem na tela, quando você está muito mal tudo começa a ficar preto e branco. A vida enche sozinha, mas demora um pouquinho quando o estado é critico, o melhor é achar uma fonte de energia bem rápido.

Outra coisa legal no combate são as Stunts, que nada mais são que 20 modos diferentes de se matar os oponentes. Existem 21 stunts no jogo, mas uma delas não é relativa ao combate, nessa ultima você deve surfar por 4 cabos de energia em seqüência. A vantagem de se fazer essas acrobacias é que você ganha um bônus de XP cada vez que uma é executada, esse xp é usado para comprar os upgrades de seus poderes. Mas Cole não começa com todos os poderes liberados, em certas missões da narrativa quando você precisa restabelecer a energia elétrica da cidade é que se ganha uma nova habilidade. Alguns upgrades só são liberados dependendo do seu karma, por exemplo: o último nível do Lightning Bolt só pode ser comprado se você já adquiriu os dois anteriores e é hero ou infamous.

Aqui a lista das 20 stunts de combate, no jogo também há essa lista, mas só aparece uma de cada vez.

1 – Melee Finisher

Derrotar um inimigo usando o ultimo golpe do combo de socos.

2 – High Fall

Derrotar um inimigo fazendo-o cair de uma altura elevada.

3 – Environment Take-down

Derrotar um inimigo usando um objeto explosivo do cenário.

4 – Crusher

Derrotar um inimigo esmagando-o com um objeto.

5 – Airborne Melee

Derrotar um inimigo com golpes de melee enquanto ele está no ar (é mais fácil se der upgrade no melee).

6 – Sticky Bomb

Derrotar um inimigo prendendo nele uma Shock Grenade.

7 – Air Sticky Bomb

Derrotar um inimigo em pleno ar com uma Sticky Bomb.

8 – Premature Detonation

Use um Mad Bomber para matar outro inimigo.

9 – Crowd Control

Matar 5 inimigos com uma Shock Grenade.

10 – Ride the Lightning

Enquanto se esta deslizando pelos cabos ou pelos trilhos você deve derrotar um inimigo usando a precisão.

11 – Up Close and Personal

Derrotar cinco inimigos seguidos com melee sem usar nenhum raio e parece que tem que ser em menos de 30 segundos.

12 – Shock and Awe

Enquanto você está no ar deve atingir um oponente com um Lightning Bolt e depois atingir e matar o mesmo inimigo com a Thunder Drop.

13 – Insult to Injury

Usar a Sticky Bomb em um inimigo, mas você deve matar ele com a precisão ou a Shockwave antes da bomba explodir.

14 – Suspended Sentence

Matar um inimigo que esteja no ar com a Thunderstorm.

15 – Right Back At Ya

Usar a Shockwave para devolver uma granada arremessada em você e matar quem a jogou.

16 – Blast and Bolt

Derrotar um inimigo em pleno ar com Lighting Bolt.

17 – Air Strike

Derrotar um inimigo enquanto Cole está no ar.

18 – Have a Nice Fall

Derrotar três inimigos ao mesmo tempo com a stunt High Fall.

19 – Whack a Mole

Derrotar um conduit com uma Thunder Drop.

20 – Flying Head Shot

Derrotar um inimigo com um raio na cabeça enquanto ele esta no ar.

Essas são as stunts de combate, talvez o nome de uma ou outra seja diferente, mas o que se tem que fazer esta aí.

Missões


Como em muito jogos, principalmente os de mundo aberto inFamous é baseado em missões, há três tipos delas: As que fazem parte da narrativa, as que são relativas ao karma e as que auxiliam o povo em de Empire City que não tem relação direta com o karma. As relativas à narrativa são obrigatórias, você precisa delas para continuar o jogo. Os objetivos das missões tanto para o Hero, quanto para o Infamous são iguais, mas os acontecimentos mudam um pouco. Essas missões também são as mais divertidas e diversificadas, as missões secundárias deveriam ser tão interessantes quanto às principais. Já as missões relativas ao karma são mais legais que as outras missões não obrigatórias, são trinta no total, mas você só pode fazer quinze delas, pois assim que se completa uma dessas quest a relativa do karma oposto é bloqueada. Além desse bloqueio sempre que você concluir uma dessas quest você irá ganhar karma bom, ou mal dependendo da sua escolha. Outra coisa é que a cada cinco delas concluídas você pode desbloquear e depois melhorar um poder, para o Infamous é o Arc Lightning e do Hero é o Overload Burst, dois poderes muito diferentes. Eu achei as missões de karma ruim mais divertidas. Essas missões também servem para você completar 100% os distritos.

As missões secundárias só servem para você ganhar experiência e livrar as gangues das ruas. Cada vez que uma dessas é completada você toma posse de uma parcela do distrito em que ela se situa, nessa área tomada os inimigos não voltam mais, pelo menos não como antes. Em alguns pontos sempre vão aparecer oponentes prontos para uma emboscada. Essas missões são meio repetitivas e você vai se deparar com a mesma nos três distritos, já outras são versões mais curtas de algumas missões obrigatórias, essas são mais legais. Há algumas que servem para destravar as clinicas que nada mais são que checkpoints caso você morra. Se não estiver em nenhuma missão, não tiver nenhuma clinica liberada se você morrer vai voltar para terraço de Zeke. Certas missões pedem uma posição de Cole, o obrigam a tomar desições que também influênciam no karma.

Karma, Infamous e Hero

Karma é o seu medidor caráter, certas ações no jogo vão lhe render karma bom, outras ruim. Se seu comportamento no jogo for inconstante você pode ficar oscilando, mas não há um neutro (isso sem contar com o início do jogo) e nem há vantagem nisso, já que os poderes mais fortes são liberados quando se chega ao Hero ou ao Infamous. Quando é considerado um herói a cidade vai ser um pouco diferente de quando se é considerado infame. No geral há mais gente andando pra lá e pra cá sem fazer nada, quando Cole passa elas vão bater foto ou só gritar o nome dele. Já quando se está infame você é recebido a pedradas e as pessoas fogem de Cole, acho que a cidade fica mais acabada também.

Uma coisa muito boa do jogo é que quando há uma decisão entre uma boa ou má ação você ouve os pensamentos de Cole ponderando sobre cada decisão, e seus argumentos são muito bons pros dois lados. Isso ajuda quando você resolver ser infame, pois ele até têm um bom motivo.

Ações que dão karma bom/mal e as vantagens de ser herói/infame

Como há uma praga espalhada por toda Empire City você vai se deparar com várias pessoas caídas na rua pedindo socorro, algumas até já mortas. Às vezes pode ocorrer de algum cidadão vir pedir sua ajuda para curar alguém, ou denunciar um assalto. Esse tipo de coisa ficou muito bem feito e da um realismo extra para o jogo, sem falar no que as pessoas falam. A interatividade com a cidade é enorme. Essas são boas vantagens de ser herói, porque a cada cura você ganha 2 pontos de XP, não é muito, mas é bem rápido curar alguém e têm muita gente precisando, e quando é um assalto você ganha XP como em qualquer outro combate. Como herói você pode capturar seus inimigos vivos, o que também rende 2 pontos de XP, diferente da Bio Leech usada pelo infame que só da 1 ponto de XP. Outra vantagem é que o ultimo upgrade da Shock Bomb automaticamente captura os oponentes, rendendo mais 2 pontos de XP, às vezes ela causa uma execução, mas que também da XP, mas do karma negativo. Qualquer ação negativa gera karma mal, mas diferente de curar um pedestre, se você usar a Bio Leech em alguém que não seja um oponente você não vai ganhar XP. Algumas vezes as pessoas em Empire City vão tentar te matar a pedradas ou com socos, o dano não é alto, mas incomoda muito, da até vontade de sair destruindo todo mundo, e às vezes a gente faz isso mesmo. No caso do herói as pedradas vão para seus oponentes, e acaba que é a população que mata os inimigos, bem prático. O bom de ser infame é que em algumas missões há muitos oponentes ao mesmo tempo, e como a aérea das destruições que você consegue causar é muito maior facilita as coisas, e sem falar que você não precisa se preocupar se vai matar algum inocente.

Blast Shards e Dead Drops

Blast Shards são fragmentos da primeira explosão, eles estão espalhados por toda a cidade, alguns poucos estão escondidos, mas a maioria fica bem a vista, são 350 no total. O jogo te recompensa com alguns pontos de XP por cada um que você encontra, outra vantagem é que depois de se conseguir um valor anunciado pelo jogo você aumenta sua barra de energia. Além desses 350 fragmentos há também os Dead Drops que são mensagens deixadas por John que ajudam a você ter uma noção mais ampla do que está acontecendo, eles também rendem XP.

Defeitos

O que mais me incomodou no jogo foi o controle, não na hora dos combates, mas quando você quer pular em um lugar específico, ou se locomover com velocidade em lugares que têm muitas coisas para se agarrar. Quando você quer subir em um prédio, ou em qualquer lugar é tudo muito fácil, qualquer beirada, janela ou fresta que parece que da para se agarrar Cole pode usar para subir. Há uma espécie de magnetismo que corrige seus movimentos para facilitar essa subida, mas esse mesmo magnetismo enche o saco quando você só quer cair em linha reta pra pegar um fragmento, ou quando você quer atravessar um trilho de trem sem deslizar por eles. Por causa disso o que deveria ser uma tarefa simples acaba incomodando. Imagina você tentando se esconder trás de alguma coisa, com vários caras atirando em sua direção, mas Cole insiste em se agarrar no lugar errado pelo simples fato daquela fresta estar mais perto…

Você acaba morrendo…

Sim isso incomoda mesmo, mas mesmo assim esse erro não tira a diversão do jogo.

Outra coisa muito chata, mas que aconteceu muito pouco foi um bug do jogo, daqueles que você atravessa o cenário e vai caindo no nada até o jogo se tocar do que aconteceu e voltar para a clínica mais perto. Aconteceu só duas vezes comigo, mas continua sendo chato tu morrer do nada.

Bem gente acho que sobre o inFamous é isso, eu nunca fui muito fã de sandbox, mas gostei bastante de jogar. Aconcelho, é bem divertido e o enredo é muito bom. Agora deixo vocês com algumas ofertas da PlayAsia.

 

 

Pra quem gostou do jogo essa é uma boa oportunidade pra comprar, menos de cem reais sem o frete. Pra ver a oferta é só clicar aqui ou na foto. 

Pra quem já conhece Bioshock nem preciso falar nada, o segundo parece ser tão legal quanto o primeiro. Pra ver a oferta é a mesma coisa, só clicar aqui ou na foto.

E pra quem ainda não jogou o Batman é melhor fazer, pois é bem possível que esse ano já saia a continuação. Pra ver os preços só clicar aqui ou na foto.

 

comentários
  1. Tomás disse:

    Jogaço! Fechei ele esses dias é concordo com a análise. A história é muito boa e abre várias brechas para a continuação.

    Outra coisa que gostei foi da trilha sonora, principalmente nas partes de ação.

    Curtir

  2. Matheus disse:

    O jogo é irado
    ja fechei uma vez
    mas comecei d novo e n i como assar a missão que vc vai ao topo d um predio e a Moya diz ara ir ao outro, onde tm ua antena, eu n entendo o ela diz,sou pessimo em ingles.
    e responda no email
    vlw

    Curtir

Deixe um comentário