O que faz de Demon’s Souls um jogo difícil?

Publicado: 7 de abril de 2010 em Cultura Nerd, Jogos
Tags:, , , , ,

Demon’s Souls é um RPG de Ação exclusivo para o PS3 e é considerado um dos jogos mais difíceis da plataforma. Mas qual o motivo dessa dificuldade toda? E será que vale jogar um jogo que você sabe que vai morrer não só algumas vezes, mas várias?

Demon’s Soul começa leve até se chegar ao fim do tutorial, onde você morre para um Demônio gigante. Ótimo jeito de começar.

Morrer em Demon’s Soul é algo que vai acontecer, é normal como em qualquer outro jogo. Eu mesmo acredito que morri mais jogando Bayonetta no Hard, do que jogando DS. Mas quais as penalidades da morte? Durante o jogo você pode estar com sua forma corpórea (vivo) ou espiritual (morto), a única diferença real entre uma e a outra é que como espírito você tem 50% menos pontos de vida que em sua forma corpórea. Isso faz muita diferença. No jogo qualquer inimigo pode ser considerado uma ameaça, principalmente quando há mais de um. O dano que se leva geralmente é alto e no início do jogo você pode realmente morrer em um único golpe.

Outra penalidade da morte além de perder seu corpo físico, caso você esteja com ele, é a perda das almas. Cada monstro que se mata deixa para você sua alma. Esses espíritos são praticamente tudo no jogo, com eles você aumenta seus atributos e melhora/compra equipamentos e itens. Você não pode vender equipamentos, então sua única fonte de xp/dinheiro é matando os inimigo. Há como voltar até onde morreu para recuperar os espíritos, mas se você morrer pela segunda vez sem recuperar as almas elas serão perdidas, e isso não é tão difícil de acontecer, afinal todos os inimigos voltam para o estágio quando você morre.

Outro motivo para Demon’s Souls ser difícil é o fato de não ser um jogo linear. Há cinco lugares a ser explorado, cada um deles com seus inimigos próprios e chefes distintos. Você pode ir a um e achar fácil, enquanto em outro você não consegue passar nem do primeiro inimigo. Para cada jogador isso vai ser diferente, afinal cada personagem pode ser imensamente distinto do outro, então o que é fácil para uns não é para os outros. É verdade que o combate de longa distância traz muitas vantagens, mas Demon’s Souls é muito bem balanceado, não fazendo nenhum modo de jogo superior a outro.

É muito comum em vários jogos você parar e salvar o jogo antes de ir para um confronto difícil, ou de se arriscar em algum lugar desconhecido. Já em DS isso não é possível. Não há opção de Save Game, o jogo faz o auto-save constantemente. Então o que você faz no jogo fica salvo, se matar alguém no Nexus não vai ter volta. Outro detalhe interessante é o sistema de Checkpoint, que, praticamente inexiste. Em cada fase há os chefes e após derrotá-los você libera uma Archstone. Essas archstones são os checkpoints do jogo, daqui você pode voltar ao Nexus, e sempre que se morre volta para a mais próxima.

O fato do jogo quase não ter os checkpoints não é tão ruim quanto o fato dele não pausar, nunca. Imagine você numa luta épica contra um chefe gigante, quando do nada toca a campainha. Seu primeiro instinto é apertar o pause, mas é claro que aqui não adianta em nada.

Os cenários do jogo são outra dificuldade. Os ambientes de calabouços e castelos típicos de RPGs de fantasia estão presentes em DS, mas sempre com a aparência sombria e desolada. Em muitos lugares as passagens são estreitas e um passo em falso leva a morte por cair em um precipício. A escuridão também é um problema, ela oculta buracos e armadilhas, por esse motivo toda cautela é necessária. Há várias lutas no jogo em lugares extremamente apertados ou cheios de obstáculos, nesses casos a escolha da arma errada pode levar você ao fracasso.

Voltando as perguntas que fiz no início do post, qual o motivo dessa dificuldade toda? E será que vale a pena jogar um jogo que você sabe que vai morrer não só algumas vezes, mas varias? Essa dificuldade acredito que vem mais de uma surpresa, não há jogos como Demon’s Souls e você é pego desprevenido. Mas o jogo não é impossível, pelo contrário, essas mortes são um aprendizado, sendo por besteira ou não. Agora se você gosta de jogos que te guiem, digam quando e como você deve fazer tal coisa esqueça DS, pois ele deixa tudo em suas mãos. Agora falando de algo mais financeiro, o jogo compensa o que você paga, é viciante e muito recompensador, mais que qualquer outro RPG que já tenha jogado. E como há muitas possibilidades o replay é alto.

Bem gente sobre Demon’s Souls é isso, espero que tenham gostado do post e se interessem por esse jogo que é realmente muito bom mesmo.

comentários
  1. Tomás disse:

    Interessante, pelo jeito o jogo é bastante punitivo então hehehe Não poder salvar é muito cruel, vou ter que pensar duas vezes antes de entrar em algum lugar haha Mas mesmo sendo difícil assim tenho vontade de jogá-lo.

    Só não gostei do fato de não poder pausar em momento algum.

    Curtir

  2. pHILIP gOMES disse:

    ME LEMBREI DOS MEUS BONS TEMPOS DE ”SHADOWN MAN” DO NINTENDO 64!

    Curtir

  3. Icaro disse:

    NÃO GOSTO DE COISA FACIL MSM ! tENSO É NÃO PODER SALVAR !

    Curtir

  4. Leitor disse:

    Excelente crítica.
    Gostei muito da sua abordagem.

    Curtir

  5. José disse:

    Este jogo também tem para PC?

    pq nem todo jogo de PS3 tem pra pc xP

    Curtir

  6. tu disse:

    prefiro jogar i wanna be the guy, é viciante, dificil, tem 4 ou 5 caminhos que podem ser pegos e gratis

    Curtir

  7. radiated5 disse:

    Demon’s Souls é só para PS3.

    Curtir

  8. radiated5 disse:

    Eu conheço esse joguinho, mas é bem tolinho.

    Curtir

  9. Italo disse:

    Meu Deus!
    Almas? Modo corpóreo? Modo alma? Ambientes escuros e estranhos? Falha nos saves?

    Não lembraram de outro jogo não???

    Lá vai então: Legacy of Kain – Soul Reaver!

    Curtir

  10. radiated5 disse:

    Falando assim pode até lembrar, mas jogando você vai ver que é bem diferente. Eu gostava de jogar Soul Reaver.

    Curtir

  11. Ygor disse:

    Ótima abordagem!
    Estou cansado de jogos relativamente facéis, que nada que um final de semana bem investido não seja o suficiente para zerar o jogo. DMC3 foi assim, GOW3 também, NFS também,Army of Two também, MGS um pouco mais complicado mas nada surreal. E claro que esses jogos são excelentes, mas não é a minha praia ficar repetindo jogo. Espero que esse game tenha realmente esse grau de dificuldade que voce diz ter!

    Curtir

  12. radiated5 disse:

    Talvez a primeira vez que tu jogue não seja a maior difuldade, é difícil, mas quando você recomeça, mesmo com todos os equips é bem pior.

    Curtir

  13. Danilo disse:

    Olá !!!

    DS é o jogo díficl mesmo, já tenho 14 horas de jogo e até só passei por 2 Chefes. Sendo que tem mais de 8 se não me engano ( não tenho como confirmar pq aqui na empresa tudo q é site de jogo é bloqueado ), é um jogo de paciencia e estratégia quem ta afim de chegar e mete porrada indico sem nenhuma dúvida God Of War, DS é um pouco estratégico no combate. EXPLORE BEM TODOS OS SENÁRIOS

    Curtir

  14. alvaro disse:

    como faço pra voltar pro mundo dos vivos????

    Curtir

  15. radiated5 disse:

    Matando algum chefão, outro jogador que esteja vivo ou usando um item que não lembro o nome, mas é uma pedra verde.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s