Dark Void por que não deu certo?

Publicado: 14 de dezembro de 2010 em Game Review, Jogos
Tags:, , , , ,

Quando eu comprei Dark Void só ouvi comentários negativos sobre o jogo, que as notas eram ruins, que ele era fraco, e coisas desse gênero. Depois de terminá-lo posso dizer que todos eles estavam certos, e errados. Há momentos que você realmente nota que Dark Void é incompleto, faltam tantas coisas aqui que fica difícil citar todas, mas em compensação há momentos em que é tão divertido usar o jetpack e sair voando no meio dos combates  que as falhas acabam sendo esquecidas.

Gráficos

Os gráficos podem ser muito interessantes e até bonitos em alguns momentos, mas outras vezes são genéricos e repetitivos. Nas fases em que o combate é focado no céu os cenários são legais, com um estilo bem próprio e interessante, porém quando você se aproxima das estruturas e do solo fica claro que a qualidade gráfica está longe de ser a ideal. Já nas fases em que você vai provavelmente estar no chão, ou mais perto dele, a coisa muda um pouco, as texturas são decentes e cumprem o seu trabalho.

No geral os ambientes são bons, o grande problema é a repetição. O mais chato disso tudo é que Dark Void tem um estilo que tinha tudo para dar ótimos cenários, no entanto no jogo nós só vemos isso em alguns breves momentos, o que é uma pena. Os personagens e inimigos são aceitáveis, porem os alienígenas conhecidos como The Watchers se repetem ao extremo. Agora se tratando de trilha sonora Dark Void sai na frente, muito na frente. Quem compôs toda as musicas foi Bear McCreary, o mesmo compositor da trilha sonora da série Battlestar Galactica (a nova, não a antiga). As musicas dão o clima perfeito pro tipo de ação que você enfrenta; isso sem deixa o clima sci-fi. Mesmo que você leia todo esse post e não se interesse pelo jogo, não deixe de ouvir os vídeos abaixo para ter uma idéia das músicas. Já os efeitos sonoros não tão bons, eles não são ruins, algumas armas possuem um barulho até bem legal, mas nada de especial. Os diálogos são bons, mas o enredo não é dos melhores deixando um monte de buracos a serem preenchidos pelo jogador.

O Enredo

Bem gente, não vou comentar nada sobre o enredo em si, os acontecimentos são muito genéricos e sem graça. Há poucos elementos narrativos aqui, e os estão presentes no jogo são fracos. Tudo é muito superficial, o que é extremamente decepcionante, pois o jogo tinha material para ser muito legal, mas o mau uso dos personagens e as várias elipses estragam tudo. O que há consegue manter uma estrutura coesa com o gameplay e as fases, mas não passa disso.

Por que não deu certo?

Dark Void tinha tudo para ser um sucesso, bem… Tinha sim. Na parte mecânica o jogo não possui praticamente nenhuma falha, o cover-system funciona bem (inclusive nos combates verticais) e usar o jetpack é fácil e funcional, as armas são variadas e quando você as melhora sente a diferença. Tudo isso faz o combate em Dark Void ser muito fluído e divertido, e melhor ainda, não há jogos que unam tão bem o combate típicos de jogo de tiro em terceira pessoa com a ação dos jogos de aviação.

Até aqui parece que não há nada de errado, mas quando começamos a analisar o enredo e os eventos que ocorrem durante o jogo é que surge a reposta para minha pergunta. Quando você pega um jogo como Uncharted 2 e começa a jogar há várias coisas acontecendo durante o gameplay, há npc’s interagindo com Drake, coisas explodem há animações mostrando objetivos ou coisas interessante que estão acontecendo no jogo que servem para emergir o jogador na experiência na qual o ele se propõe. Peguei Uncharted como exemplo, principalmente pelo o fato que o segundo jogo ser repleto dessas estruturas, infelizmente o que há em Dark Void é menos que o mínimo necessário, são tão poucos os eventos que ocorrem que dá para contar nos dedos das mãos.

Quando você completa Dark Void é que cai a ficha de como ele é incompleto, não só pela falta de estruturas narrativas, mas também pela duração da campanha (não há multi-player de nenhum tipo). Só vejo uma explicação parar os créditos passaram depois de mais ou menos cinco horas é que há muita coisa faltando. Os últimos eventos são apresentados de uma maneira tão apressada que eu realmente não acreditei quando vi o final. A impressão que se tem é que o pessoal da Airtight Games tinha em mente algo bem maior, mas devido a sei lá, orçamento, tempo ou os dois o que eles conseguiram fazer é o que foi lançado.

Outro ponto negativo, em minha opinião, é que há em excesso combates aéreos, como em jogos de aviões. Nas duas primeiras vezes em ocorrem são até bem divertidos, mas a falta de variação nesse tipo de confronto torna os outros algo tedioso e cansativo. Tudo que se faz nesse tipo de combate é ficar voando em círculos tentando atingir ou tomar uma das naves alienígenas. Não há praticamente nenhuma variação significativa, algumas vezes você usa canhões antiaéreos, ou deve proteger algum objetivo, mas não passa disso.

Mesmo com todas essas falhas eu ainda recomendaria Dark Void, isso é claro se você conseguisse comprar pelo mesmo preço que eu comprei ou menos (um pouco mais de trinta reais). O jogo pode ter suas falhas, mas é muito divertido. Sei que provavelmente ele não terá uma continuação, mas em minha opinião isso seria uma grande falha, sim o jogo pode não ser dos mais populares, no entanto se ele tivesse sido feito direito isso seria diferente, uma continuação é o que a franquia precisa para se redimir.

Bem gente, espero que tenham gostado do post. Quem tiver a oportunidade de jogar vale o tempo, não se deixe enganar pelo início meio lento, o jogo só começa mesmo depois de pegar o jetpack, uma pena que não muito depois disso ele acabe…

Para quem tiver interessado em coisas num estilo bem retro a Capcom lançou o Dark Void Zero, o jogo é bem legal e muito difícil.

 

comentários
  1. Willian Carvalho disse:

    Eu tenho o Dark void mais não pega, eu acho que é por causa dos graficos,queria jogar este jogo deve ser maneiro.

    Curtir

  2. radiated5 disse:

    o jogo é legal sim, mas quando vc acha que ta chegando em algum lugar ele acaba…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s