Black Ops ou Bad Company 2?

Publicado: 26 de janeiro de 2011 em Cultura Nerd, Jogos
Tags:, , , , , , , , , ,

 

Não é nenhuma novidade que o gênero mais popular hoje é o FPS, e não só no PC como acontecia antigamente. Sendo assim é de se esperar que a competição entre os jogos seja acirrada. CoD Black Ops e Battlefield Bad Company 2 são os dois principais shooters lançados em 2010, mas qual deles é o melhor? Eu não me esqueci do Medal of Honror, e apesar de ter jogado, e até gostado, não acho que ele seja tão competitivo quanto esses dois.

Bad Company 2

Eu joguei por muito tempo o primeiro Bad Company, tanto a campanha quanto o multiplayer e minhas expectativas para o segundo eram muito altas. Infelizmente a campanha do BC 2 é extremamente curta e não muito boa, há alguns momentos realmente divertidos, mas não chega nem perto de ser chamada de ótima. Toda a liberdade que se tinha no primeiro jogo de como você queria encarar determinada situação é substituída por uma versão mais fraca do que se tem nos CoD. A destruição do cenário foi melhorada, e isso é ótimo, mas não chega a salvar o singleplayer. Eu já estava quase agradecendo por não ter comprado o jogo (peguei emprestado) quando entrei a primeira vez no multiplayer, foi aí que comecei a me divertir de verdade.

Eu não sou muito fã de multiplayer competitivo (prefiro Co-op), e acho errado o que anda acontecendo principalmente com os jogos de tiro. Cada vez mais as campanhas solos são prejudicadas em favor do multiplayer. Os jogos ficam mais curtos servindo somente de uma introdução ao que te espera online. Isso não precisa ser assim, o segundo Uncharted é um ótimo exemplo (ótima campanha e ótimo multiplayer). O mais chato disso tudo é que a maior parte dos multiplayers exigem muita dedicação, você precisa jogar por várias horas para liberar as coisas, passar de level ou pegar as conquistas. Há vários jogos com modos competitivos, e você acaba jogando só alguns. Apesar de ter gostado muito do modo online do Bad Company, acho completamente errado o tratamento dado ao singleplayer. Minha impressão é que ela foi feita somente pelo fato que a EA não queriam vender uma experiência exclusivamente online para os consoles. Então se você quer jogar o Bad Company 2 pela campanha eu aconselho a poupar seu dinheiro, há jogos melhores, agora se seu interesse está no multiplayer esse é um jogo que não se pode deixar passar.

Multiplayer

Infelizmente eu não tive acesso a nenhum dos mapas VIP ou dos outros DLC que estão na PSN, por esse motivo não vou poder falar de tudo que você teria acesso com o jogo “completo”, mesmo assim o básico é muito bom. O multiplayer em BC 2 é focado no trabalho em equipe e estratégia, o jogo se dá num ritmo mais lento, conhecer os mapas e os benefícios de cada classe pode fazer a diferença entre a vitória a derrota, ajudar seu esquadrão pode render tanta experiência quanto as que se ganha com as mortes.

Os mapas são enormes (dependendo do modo de jogo), e as partidas podem mudar drasticamente no decorrer da mesma. A destruição do cenário também pode transformar uma partida, um ponto de sniper pode ir rapidamente ao chão com um tiro de tanque, assim como algumas construções maiores. Os veículos sempre estiveram presentes nos jogos da série Battlefield e em BC 2 isso não é diferente, há vários tipos de transporte de jipes a helicópteros. Um tanque bem posicionado pode causar muito estrago, mas no geral os mapas e modos de jogo são muito bem balanceados, você nunca tem a impressão que a partida foi injusta devido a algo que não tem relação com as habilidades/estratégias dos jogadores.

No jogo você passa de level basicamente para destrancar equipamentos, há algumas skills, mas são poucas e influenciam muito pouco, são coisas como poder carregar mais munição, se locomover mais rápido, ou para snipers aumentar o zoom da mira. Apesar dessas skills não desequilibrarem o jogo elas mudam um pouco como você vai jogar, um sniper com C4 pode agir diferente de um que carregue Montar Strike. Felizmente passar de level não é demorado, quase tudo que você faz no jogo é recompensado de alguma maneira, e os equipamentos iniciais não são tão inferiores aos demais.

Call of Duty Black Ops

Eu não sou um fã da série CoD, adoro o primeiro Modern Warfare e ainda acho que ele tem uma das melhores campanhas singleplayer em FPS’s, assim como um dos melhores multiplayers. Não pude jogar ainda toda a campanha do Black Ops, mas acredito que ela não é a melhor da série. Muito confusa e cheia de elipses, sem falar em cinematcs muito demoradas. A campanha do Black Ops não é o que eu esperava de um jogo que vendeu milhões, mas mesmo assim gostei das partes que joguei. BO tem um singleplayer muito mais solido e divertido que o Bad Company 2, a ação é quase sempre ininterrupta e você sempre está fazendo alguma coisa nova. Agora a qualidade gráfica do jogo me decepcionou, mesmo o BC2 tendo sido lançado alguns meses antes do CoD, ele possui gráficos melhores.

Além da campanha e do multiplayer o Black Ops tem dois minigames com zumbis, um deles é bem ao estilo Left 4 Dead colocando os jogadores contra levas de mortosvivos, no início você fica em um espaço limitado, mas conforme a partida progride outras partes do cenário vão sendo liberadas. Para impedir que os mortos entrem você pode bloquear janelas e afins, sem uma boa equipe você não vai chegar muito longe nesse modo de jogo. Já o Dead Ops parece um pouco Burn Zombie Burn ou Zombie Apocalipse, com a visão meio de cima num estilo arcade. Há também como jogar Zork, um RPG de texto muito antigo que eu só conheço porque vi em um documentário sobre videogames.

Multiplayer

Alguém que não ligue para os troféus chegou a jogar a campanha? Acho que não… A grande razão de Call of Duty ser o que é hoje é pelo excelente multiplayer introduzido pelo Modern Warfare, Black Ops tenta manter essa qualidade. A marca do modo online aqui é a adrenalina, o jogo é rápido valorizando muito mais a habilidade individual que o trabalho de equipe.  Não há classes, aqui você cria seu estilo escolhendo as armas que mais se encaixem no seu perfil, assim como as perks. Você também passa de level, mas para ter acesso aos equipamentos liberados você deve comprá-los. Isso poderia ser um desastre se não fosse pelo fato de ser fácil passar de level, acredito que até mais fácil que no BC 2, o dinheiro talvez seja o mais problemático, nada que poupar por algumas partidas não resolva. Há também alguns modos de jogo em que você pode apostar seu dinheiro para um maior lucro, além disso, há os contratos, desafios que quando completos lhe rendem uma boa grana.

Uma coisa que não há no BC 2 que é muito presente no Black Ops são as killstreak rewards. Quanto mais inimigos você abate sem morrer você é recompensado com alguma coisa previamente selecionada, como por exemplo uma torrent (uma metralhado que atira sozinha) ou aquele carrinho bomba controlado por controle remoto. Eu não sinto falta disso no BC2, mas não consigo imaginar o que seria do CoD sem as killstreak. Outro ponto forte no BO é a quantidade de coisas que podem ser modificadas, dês das armas até o seu logo. Isso torna mais interessante pegar as armas dos outros players.

Bugs?

Quando joguei o Black Ops eu não vi nada de errado, mas há muitas reclamações de bugs no jogo. Se alguém quiser ler algo mais sobre isso pode ir ao site Gamer’s Voice, eles parecem que entraram com uma reclamação em algum órgão do governo britânico contra os bug do jogo. Se alguma coisa bizarra já aconteceu com você durante as partidas de BO deixei um comentário.

Veredito

Deixando claro que essa é minha opinião com o único intuído de informar e ajudar quem estiver em duvida com algum dos dois jogos. Se você curte mais jogar as campanhas dos jogos que o multiplayer com certeza a escolha certa seria o Black Ops (considerando somente esses dois jogos). O singleplayer do BC2 não é ruim, mas é inferior ao do BO, sem falar que há muito mais coisas além da campanha e do modo competitivo. Agora se você quer o jogo para o multiplayer eu levaria duas coisas em consideração: amigos e como você prefere jogar. Em primeiro lugar os amigos, você tem algum conhecido que jogue algum desses jogos? Jogar com um amigo é sempre mais divertido do que jogar com estranhos, isso pra mim pesa muito na hora de comprar um jogo. Caso isso não influencie você tem que ver suas preferências. BC2 é muito mais estratégico e variado, com os dlc’s mesmo o jogo pode ser aproveitado de várias maneiras diferentes, o Vietnam é quase um jogo novo (pelo que vi… Não tive como jogar). Já se você prefere algo mais intenso e rápido, o BO é o certo.

Bem gente é isso nesse post, espero que tenham gostado. Logo abaixo há uma enquete sobre o tema. Qualquer coisa é só deixar um comentário.

Valeu!

comentários
  1. oceanside disse:

    Tenho os dois jogos, e acho o bad company bem melhor que o black ops. É bem mais realista e a jogabilidade mais bem planejada. Mas o single player e história do black ops são bem melhores

  2. Leo disse:

    tenho os dois(piratas) o Bad Company e bem mais realista mais n traz muita emoção o Black Ops e melhor na jogabilidade e da mais emoção de jgoar apesar da historia confusa.Pra mim os dois são otimos agora so tenho q comprar o verdadeiro pra jogar online

  3. NDevil disse:

    Black Ops a cada patch que liberam, fica mais bugado. O último patch (1.06) tem um glitch que, se o oponente atirar ou esfaquear o teu corpo morto, tu dá respawn já morrendo. Esse problema acontecem tanto no PS3 quanto no X360, não sei se ocorre no PC.

  4. E Camilo disse:

    Que tipo de pessoa faz uma comparação dentre CoD e Battlefield? Pra mim é alguém que não entende nada de jogos do estilo FPS.

    É como comparar cerveja com refrigerante (para quem gosta dos dois). Cada um é bom no seu estilo.

  5. AdoroComentar disse:

    cara…. juro que eu nao entendo pq todo mundo pefere o call of duty… bixo, eu tenho varios aqui em casa, curto pra carai jogo de guerra, tenho uns o call od dut black ops, battlefield tenh un 3… e nunca passei da primeira fase. pq ?! pq o jogo é uma merda, o grafico nao e dos melhores, jogabilidade ma meno, na minha opiniao joginho de crianca, co mta luzinha na tela, mta falacao…..

    mas os jogos que eu curto desde a minha infancia, medal of honor… ultimamante, no meu x360 eu zerei o medal of honor airborne e o black edition. bixo… isso sm que e jogo de verdade… graficos exepcionais, jogabilidade 10… enfim, um verdadeiro jogo de guerra. xD

    e pra quem curte jogos de guerra, nao custa olhar um trailer do jogos no yutube

    medal of honor: airborne
    medal of honor: black edition

    abracos

  6. SNAK3_4EVER disse:

    Veja nesse link a análise do Call of Duty Black ops:
    http://levelgamer.com/?p=4649

    E nesse a análise do Batllefield bad Company 2:
    http://levelgamer.com/?p=3688

    Espero ter ajudado!😀

  7. jesus disse:

    black ops eh pra criança, battlefield ja eh mais um simulador de guerra

  8. 7 disse:

    Pra mim FPS no videogame é igual a tentar se masturbar sem as mãos…
    Também é só tiro tiro tiro tiro tiro tiro porra
    e história na bagassa?

  9. radiated5 disse:

    Sei que o controle não é tão preciso quanto o mouse, mas jogo bem no controle, tanto que agora prefiro jogar só no controle que no pc com o mouse e teclado.
    Half life foi o FPS mais importânte pra mim, ele mudou tudo, muito devido ao enredo

  10. Bob disse:

    Sinceramente só prefere Call Of Duty quem n~çao jogou Battlefield. Qualquer um que joga os 2 um tempo suficiente vai pelo Battlefield, é muito mais jogo. O COD ficou sem graça no caso do Black Ops, o gráfico é fraco e sinceramente o jogo perde feio para o Bad Company 2, realmente a série COD pra ficar boa precisa de um empurrão e fazer um novo COD bom como o Modern Warfare (o primeiro)

  11. jhoseph disse:

    Batlefield eh muito realista tem a sensaçao de estar em uma guerra de verdade, e como se estivesse vendo e participando de um filme de guerra! chega a impressionar; o trabalho em equipe eh otimo muito bom afinal o multiplayers e para se interagir se quiser jogar com robos jogo singleplayer
    black ops nao se parece com uma guerra, tem graficos ruins, jogadores sao muito rapidos parecem “flash mans”, nao tem estrategia e so matar e matar, mapas sao peguenos duas ou tres vezes jogando e vc ja conhece todo o mapa e enjoa, suas strikes sao ate interessantes mas sao muito exageradas se seu inimigo pegar um helicoptero pode esquecer e largar o controle (ou mouse) que vc nao vai conseguir mais fazer respaw vai nascer e morrer ate ate ele parar
    bom estao se vc gosta de realismo e jogar em equipe vai se impressionar com batlefield
    mas agora se vc nao tem paciencia nao gosta de pensar , apenas matar e matar e matar e matar e matar black ops e uma otima opçao pra vc

Deixe uma resposta

