Zombie Games – II

Publicado: 17 de março de 2011 em Cultura Nerd, Game Review, Jogos, Zumbis
Tags:, , , , , , , , ,

Zumbis ainda estão na moda, cada vez há mais jogos com a presença dos mortos que andam. Um bom exemplo que todos devem conhecer é o novo Call of Duty, o Black Ops. Na E3 de 2007 o jogo Dead Island foi anunciado pela primeira vez, mas só agora nós temos notícias concretas dele, ainda bem, pois parece que vai ser um jogo interessante. Poderia continuar dando outros exemplos, mas não há necessidade. Neste post vou comentar sobre dois títulos que já estão no mercado, o primeiro é Zombie Apocalypse que é no estilo do Burn Zombie Burn e Nation Red (outro jogo de zumbi que comentarei em outro post). O outro jogo é o Dead Nation exclusivo da PSN.

Zombie Apocalypse

Zombie Apocalypse chega a parecer uma versão muito mais simples de Left 4 Dead feita para se jogar em taitoramas, mas muito simples mesmo. No jogo não há praticamente nenhum tipo de narrativa, tudo que você tem são arenas cheias de zumbis esperando para serem mortos mais uma vez. O jogo suporta quatros jogadores online e dois local em vários modos de jogo.

Os Gráficos

O jogo não possui nada que chame atenção na parte gráfica, os cenários são bonitos e interessantes em alguns pontos, mas nada de novo. Os zumbis são legais e as animações são convincentes, e é só, infelizmente os quatro personagens não possuem carisma nenhum e os inimigos se repetem ao extremo, mais que em qualquer outro jogo que eu já tenha jogado. Até há vários tipos de zumbis, cada um  faz algo diferente, um deles arremessa facas, outro é mais resistente e um terceiro vomita no chão criando uma poça que te deixa lento, no entanto entre eles não há diferenças, só há uma skin para cada tipo, sendo assim não demora muitas fases para Zombie Apocalypse perder as novidades. Uma coisa legal é a musica de fundo dos menus, ela cria um ótimo clima, mas isso só acontece pelo fato dela lembrar muito o temas de piano do Resident Evil 2.

Coisas do Jogo

O jogo possui um estilo arcade, cada zumbi que você mata lhe dá pontos, e  a cada cinco zumbis mortos seu multiplicador de pontos aumenta em um. Salvar sobreviventes que aparecem algumas vezes durante as fases lhe garante um belo bônus e também uma bomba que serve tanto para distrair, quanto para matar os zumbis. Basicamente é só isso que você vai ter do jogo, pois todas as fases são iguais, as diferenças são mínimas. Quanto mais dias você avança no modo normal maior é o numero de zumbis que se deve matar, há algumas fases que sua visão fica reduzida e outras que você só pode usar a serra elétrica, mas a diferença no gameplay é praticamente zero. E o mais chato (ou não) é que os continues são infinitos, é verdade que a pontuação depois disto não conta na Leaderbord, porém ter como continuar sempre não faz você querer melhorar. Jogar sozinho não é muito divertido e rapidamente você fica cansado, pois as fases foram claramente feitas para se ter quatro jogadores. Jogar com outras pessoas aumenta em muito a diversão, infelizmente encontrar gente online é extremamente frustrante. Eu tenho o jogo no meu ps3 e raramente consegui encontrar pessoas online, não há ninguém jogando. Você pode jogar offline com mais um amigo, é divertido, mas não entendo o motivo de não se poder ter quatro jogadores offline.

As várias armas e os diferentes modos de jogo podem deixar Zombie Apocalypse com outra cara por algumas horas, mas no geral o que você tem é sempre o mesmo. As hazards kills tornam as fases mais divertidas e dão consideravelmente mais pontos do que as mortes normais, você consegue isso quando atira os zumbis em certos pontos dos cenários como escavadeiras e carrosséis descontrolados. Esse tipo de coisa sempre arranca um sorriso, mas depois de matar mais mil zumbis a graça some.

Zombie Apocalypse não é um jogo ruim, mas é um jogo que perde a graça muito rápido. Se você conseguir sempre ter gente com quem jogar vai aproveitar muito mais do que sozinho. Infelizmente a falta de pessoas jogando online não ajuda em nada na minha recomendação. Se  você é realmente um fã de zumbis vale conferir, mas há jogos muito melhores por aí. Tudo que eu esperava de Zombie Apocalypse quando vi os primeiros vídeos eu acabei encontrando no próximo jogo, o Dead Nation.

Dead Nation

Dead Nation é shooter de zumbis no melhor estilo Alien Breed, Alien Syndrome e tantos outros aliens alguma coisa, mais conhecidos como shoot ‘em up. Aqui você não fica trancado em arenas cheias de zumbis, você tem todo um cenário para ser explorado e uma narrativa guiando seu progresso. Dead Nation é só um pouco mais caro que Zombie Apocalypse, em torno de cinco dólares, mas DN é de longe muito melhor.

Os Gráficos

Os gráficos do jogo são ótimos, especialmente os cenários e a iluminação. Tudo que você espera de um mundo arrasado por um apocalipse de zumbis há em Dead Nation, os cenários são escuros, com carros abandonados em vários lugares, barreiras bloqueando ruas, incêndios e muito mais. No entanto é a iluminação que realça o ambiente, as lanternas são muito bem feitas, criando sombras extremamente realistas, os carros com faróis acessos e os ocasionais relâmpagos tornam esse ambiente muito mais imersivo. Nesse ponto não há reclamações aqui. Os zumbis estão bem feitos, possuem boa animação e são bem variados, há alguns tipos específicos que não mudam, no entanto são poucos. No geral você não vai ter a sensação de reciclagem que há, por exemplo, em Zombie Apocalypse, aqui é algo mais parecido com Left 4 Dead. Só há dois personagens no jogo, um homem e uma mulher, não há nenhuma diferença de gameplay entre os dois. Apesar de não terem nomes, passado ou diálogos as animações da narrativa dão personalidade a eles. Já na parte gráfica os dois são bem feitos e é fácil de notar as diferenças nas armaduras que você usa, basta prestar um pouco de atenção. Dos gráficos é isso, o jogo além de ser bonito possui uma boa trilha sonora, assim como os sons dos zumbis e outros efeitos.

O Enredo

O Enredo do jogo é bem simples e não muda praticamente em nada se você está jogando sozinho ou com outra pessoa. Os dois sobreviventes por algum motivo são imunes ao vírus que contaminou a maior parte da população. Por algum tempo eles conseguem se manter seguros, mas com a comida e água acabando a única saída e procurar outro lugar para se abrigar. Depois de eles ouvirem um fraco sinal de rádio é que a narrativa começa a se desenrolar, mas não há nada muito novo ou extraordinário aqui, o que se tem é bom o suficiente para a carnificina que se segue.

Coisas do Jogo

Armas, Armaduras e Upgrades

Em Dead Nation todas as armas e itens que você utiliza podem ser melhoras em vários aspectos como cadencia de tiro, dano ou quantidade. Você começa com um rifle que atira como se fosse uma pistola de tão ruim que é, mas rapidamente outras armas vão sendo liberadas, no entanto as melhores só aparecem mais perto do final. Não há limite para o número de armas e intens  diversos que se pode carregar, porém usar as armas sem nenhum tipo de upgrade não é muito bom, pois o dano costuma ser baixo e a munição acaba muito rápido, isso faz com que você não saia comprando tudo o que vê, e sim melhorando as suas prediletas.

Espalhadas pelas várias fases de Dead Nation você encontra peças de armaduras que podem ser equipadas pelos personagens. Esses equipamentos servem para melhorar os três atributos dos personagens, força, resistência e agilidade. As armaduras são divididas em três partas, tronco, braços e pernas, sendo assim você pode escolher a combinação que mais te agrada.

Itens e Cenário

Os itens que você pode usar no jogo são coisas como sinalizadores, granadas e minas, além de matarem os zumbis (não no caso dos sinalizadores), esses itens os distraem impedindo que você seja atacado. Sem essas distrações algumas partes do jogo seriam quase impossíveis pela quantidade de zumbis que surgem praticamente do nada. Outras coisas que podem ser usada para atrair a atenção dos mortos-vivos são os carros com alarmes e as máquinas de refrigerantes que ficam espalhadas pelas fases. O bom dos carros é que eles sempre explodem como no seriado Os Simpsons.

Outra coisa legal dos carros é que em todos os porta-malas há dinheiro, como baús em uma dungeon, então cuidado na para não explodir algum carro por acidente (coisa que acontece muito). Há também alguns baús espalhados pelas fases com dinheiro, mas quase sempre se prepare para uma emboscada.

Co-op

Toda a campanha pode ser feita com outra pessoa, tanto local quanto online sem praticamente nenhuma diferença. Os dois personagens não podem se distanciar muito um do outro, e com a última atualização do jogo há a possibilidade de se usar headset, o que torna tudo mais fácil. Com certeza jogar com outra pessoa aumenta muito a diversão do jogo, então se você tiver como jogar com alguém, eu aconselho que faça isso.

Bem gente é isso que eu tinha para falar sobre esses dois jogos. Zombie Apocalypse é divertido, mas ele cansa muito rápido, já Dead Nation é muito mais divertido valendo mais o que se paga por ele. Jogos de zumbis estão por toda parte, então não vai demorar tanto para eu escrever mais alguma coisa sobre outros títulos. Espero que tenham gostado. Não deixem de conferir as ofertas da PlayAsia.

 

Valeu!

comentários
  1. Renato P7 disse:

    Belos reviews, concordo com praticamente tudo que você falou nos 2 jogos. Aliás, se eu tivesse lido isso aqui antes, nem teria comprado o Zombie Apocalipse. Esperava mais do jogo também.
    ps.: eu ri do carro dos simpsons… haha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s