Last Night On Earth

Publicado: 1 de junho de 2011 em Cultura Nerd, Jogos, Zumbis
Tags:, , , , , , ,

Jogos de tabuleiro podem parecer uma coisa chata de se fazer num fim de semana, mas não são. Atualmente nós não estamos mais presos somente os que vendem as lojas de brinquedos, com a internet há todos os tipos de jogos a nossa disposição. Eu me lembro de jogar Hero Quest quando era pequeno, lançado aqui no Brasil pela Estrela, adorava o jogo. Nunca fui muito fã de War ou Banco Imobiliário, as partidas nunca acabavam. Nesse ultimo ano um grupo de amigos tem se reunido para jogar alguns jogos de tabuleiro diferentes comprados lá fora, e entre esses jogos apareceu Last Night on Earth.

O jogo

LNoE pode ser jogado de duas a seis pessoas, vou considerar nos comentários aqui com seis jogadores. Quatro pessoas tomam o controle dos heróis e os outros dois restantes ficam controlando os zumbis. O objetivo do jogo muda conforme o cenário que se resolva jogar, ganhar o jogo pode se resumir a simplesmente matar zumbis, defender uma mansão ou encher uma caminhonete de gasolina para fugir da cidade. A caixa acompanha cinco cenários diferentes, mas no site oficial do jogo há mais cenários para sempre baixados, cada um deles com suas regras e condições de vitória. Normalmente cabe aos zumbis impedir de qualquer maneira as ações dos heróis, atrasando-os até o marcador de tempo acabar. O tabuleiro é feito de várias peças separadas, alguns cenários usam somente algumas delas, outros podem usar todas. Em LNoE há dois baralhos para os jogadores, um para os zumbis e outro para os heróis, a cada inicio de turno os dois que controlam os zumbis compram suas cartas, já os heróis só conseguem cartas indo até algum dos vários prédios espalhados pelo tabuleiro e ficarem por lá procurando itens. Cada um dos heróis possui uma habilidade diferente, nenhum deles é inferior ao outro, só diferente.

Mesmo os zumbis andando só um quadrado por turno (os outros andam um dado) os mortos chegam até os heróis com certa facilidade, pois para poder comprar uma carta os heróis devem pular sua etapa de movimento. Para impedir os combates os jogadores podem equipar seus personagens com armas de fogo, assim matando os zumbis a uma distância segura. Inevitavelmente um zumbi e um herói ficam no mesmo espaço dando início a um combate. Essas lutas são resolvidas de forma bem simples, o zumbi rola um dado e ganha nos empates, os heróis rolam dois dados, o maior valor vence. Só vencer a disputa de dados não mata um zumbi, só impede o herói  de se ferir. Para matar (novamente) um dos mortos é preciso além de vencer nos dados conseguir dois números iguais, claro que há armas e outras cartas que facilitam isso, mas sem equipamento nenhum é só na sorte mesmo. As cartas cumprem um papel importante no combate, principalmente para os zumbis. Não tendo armas e um dado de desvantagens uma carta jogada na hora certa pode acabar com a vida de um dos heróis. No geral as cartas (tanto zumbis quanto heróis) cancelam ações, dão bônus nos combates ou fazem ações que modificam o tabuleiro, como impedir que os heróis entrem em um determinado prédio. Um dos melhores aspectos de LNoE é que as partidas são relativamente rápidas, durando de uma a duas horas. O jogo flui muito rápido do início ao fim.

Não é só pelo fato de ser um jogo de zumbis, Last Night on Earth é realmente um jogo muito divertido, as regras são bem feitas e simples de serem seguidas, o jogo é muito bonito, melhor que qualquer edição de luxo dos jogos lançados aqui no Brasil (uma pena para nós e nosso mercado). O jogo também acompanha uma trilha sonora, são várias músicas curtinhas, porém ótimas para se deixar tocando no fundo.

Para aqueles que ficaram interessados aqui está o site oficial do jogo, onde têm as novidades, loja e algumas coisas para baixar, o livro de regras também esta disponível no site. Eu realmente recomendo, é muito divertido. Quanto ao preço não sei dizer quanto custa, imagino que algo assim definitivamente pare na receita federal, mas acredito que mais de 150 ou 200 reais não saia.

Bem gente por hoje é isso, Valeu!

Detalhe, se alguém ainda tiver algum daqueles dados de caveira do Hero Quest e não for nunca mais usar na vida, faça uma caridade mande para mim, eu só tenho um de madeira que ganhei, todos os outros se apagaram com o tempo/uso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s