Dark Souls é realmente mais difícil que Demon’s Souls?

Publicado: 9 de dezembro de 2011 em Cultura Nerd, Jogos, Lista
Tags:, , , , ,

Dark Souls é o sucessor do jogo exclusivo para PS3 de 2009 Demon’s Souls, jogo que ficou consagrado pela sua dificuldade, algo relativamente raro nos jogos de hoje. Mas é claro que não foi só isso que fez de DS um sucesso, o jogo possui um sistema de combate muito bom, uma ótima atmosfera e um modo online único. Tudo isso junto conseguiu criar um jogo extremamente viciante. Quando Dark Souls foi anunciado e começaram a sair notícias sobre ele um tópico sempre vinha à tona, a dificuldade. Não foram poucas as vezes que li algo dizendo que Dark Souls é muito mais difícil que Demon’s Souls, mas será que isso é verdade? Depois de oitenta horas de jogo aqui está minha opinião.

(No post não há nenhum tipo de Spoiler do jogo, só há comentários sobre inimigos e chefes no geral, como fazer itens e modo online, porém nada específico)

Dark Souls é enorme, o mundo, ou reino não é separado por uma área central como DeS, tudo aqui é interligado. Há algumas poucas partes que não se pode acessar sem algum evento, mas no geral toda Lordran está conectada. Você passa por castelos, cemitérios, florestas, cavernas com lava e mais tantos outros lugares. No começo há certo um déjà vu caso você já tenha jogado Demon’s Souls, porém conforme se avança os cenários vão mudando bastante. O primeiro inimigo que se enfrenta em Dark Souls (e também em DeS) é o cenário. Aqui os ambientes por onde você passa podem ser tão letais quanto os inimigos que lá habitam. Cavernas escuras com precipícios, castelos com armadinhas em todos os lados, pântanos traiçoeiros, tudo isso e muito mais permeia o reino de Lordran, não muito diferente de Boletária. Dark Souls é muito maior que seu sucessor há mais espaço para criatividade, os cenários aqui são mais difíceis, mas não tão mais difíceis.

Dark Souls – 1        Demon’s Souls – 0

Em Demon’s Souls há por volta de quarenta tipos de inimigos diferentes, já em Dark Souls há por volta de cem. Essa variedade é ótima ao jogo, há monstros de todos os tipos e tamanhos e dependendo de como seu personagem luta eles podem ser mais fáceis ou mais difíceis. Agora se compararmos os dois jogos lado a lado nenhum é mais difícil que o outro, se olharmos somente para os inimigos. No entanto há em DeS algo que não existe em Dark Souls as tendências de mundo. Se você não jogou Demon’s Souls aqui vai uma rápida explicação: DeS é dividido em cinco mundos, cada um deles possui uma tendência que pode variar de puro branco à puro negro conforme as ações do jogador. Quando o mundo está branco os inimigos são mais fáceis, quando negro ocorre o contrário, os inimigos ficam mais difíceis e surgem versões ainda mais fortes deles. Essas versões mais fortes são realmente mais complicadas de se vencer, dando danos absurdos, o que torna as lutas algo bem mais desafiador. Como em Dark Souls não há nada assim o ponto vai para seu antecessor, sem falar que é muito mais fácil passar de nível no segundo jogo.

Dark Souls – 1        Demon’s Souls – 1

O que é um guerreiro sem suas armas ou um mago sem sua varinha para conjurar os feitiços? Em Dark Souls é um player morto. O equipamento que você utiliza no jogo diz muito sobre como você enfrente os inimigos, e aqui há mais variedade de armas e armaduras que em DeS. Então achar algum equipamento melhor  pode ser um pouco mais tranquilo e assim tornando o jogo mais fácil. Porém não é esse o motivo que faz de Demons Souls mais difícil, é o fato de que em Dark Souls além de você poder melhorar as armas que usa há também como melhorar as armaduras. Isso não seria problema (se tratando de dificuldade) se os minérios fossem difíceis de achar, mas não são. Além de ter como comprar alguns minérios essenciais para melhorar as armaduras há inimigos que dropam com 100% de chance alguns desses itens. Em Demon’s Souls ganhar os troféus de fazer as armas foi extremamente chato e demorado, já em Dark Souls é só uma questão de você souber onde ir buscar os itens e com que ferreiro falar.

Dark Souls – 1        Demon’s Souls – 2

O multiplayer no Demon’s Souls foi uma ótima novidade, não havia nada parecido e ainda hoje só há similar em Dark Souls. No primeiro jogo você ou estava vivo ou em forma de espírito (que reduzia seu HP total pela metade). Quando vivo há como chamar outro jogador para ajudar a passar pela fase e enfrentar o chefe. Em forma de espírito há como deixar um sinal para ser chamado por um jogador para ajudá-lo a passar pela fase, ou invadir o mundo de algum jogador vivo para roubar sua vida. Passar da forma de espírito para a corpórea não é tão difícil, basta matar um chefe, ajudar alguém a matar um, matando outro jogador invadindo seu mundo ou usando um item que é não tão fácil de se achar. Já em Dark Souls não há muitas diferenças entre você estar vivo ou como zumbi; estando vivo você pode convocar até dois jogadores para te ajudar a matar o chefe da área e há também como outros jogadores invadirem seu mundo atrás de sua humanidade. Há também como convocar outros jogadores para duelos, o que é bem legal para os que gostam de PVP. Como zumbi você não pode pedir ajuda, mas pode ser convocado para ajudar outros jogadores ou invadir outros mundos. Para passar de zumbi para vivo basta utilizar um item nos Bornfires que estão espalhados pelo jogo. Achar esse item é algo bem fácil e o jogo possibilita a cooperação mesmo offline convocando NPC’s para combater ao seu lado. Por Dark Souls possuir um multiplayer muito mais refinado e que possibilita e muito a interação com os outros jogadores o ponto de dificuldade vai novamente para Demon’s Souls.

Dark Souls – 1        Demon’s Souls – 3

Eu me lembro da primeira vez que joguei Demon’s Souls e cheguei no Tower Knight, aquele chefe gigante fez eu pensar se era mesmo possível destruir aquilo, algo bem semelhante como quando eu joguei Shadow of the Colossus, porém aqui eu não podia virar e sair correndo. Dark Souls consegue trazer chefes muito legais, difíceis e enormes, porém a facilidade de se jogar com outras pessoas diminui muito o desafio dos confrontos. Agora pensando nos chefes em si, caso você os enfrente no 1×1: como em DeS, Dark Souls possui alguns chefes bem fáceis (novamente dependendo de como você joga), porém há bem mais chefes e alguns são realmente complicados. Então como nos inimigos não há nenhum mais difícil que o outro. Dark Souls por ser mais comprido possui mais chefes, mas a dificuldade acaba sendo a mesma nos dois jogos, até mais fácil se considerarmos tudo que já foi dito antes. Por esse motivo o ponto vai para o Demon’s Souls novamente.

Dark Souls – 1        Demon’s Souls – 4

Quem não odeia o quinto mudo do Demon’s Souls? Aquele pântano de veneno, aqueles inimigos chatos que corriam normalmente enquanto nós só conseguíamos se arrastar pelas águas pútridas; não tinha lugar pior, nem no Dark Souls. O motivo de eu lembrar dessa fase cruel é o veneno e a praga que assolam aquele lugar. Por pior que fossem esses status negativos eles não matavam na hora, já em Dark Souls há vários efeitos que podem matar na hora, alguns até reduzir sua vida pela metade, e metade, e metade… Todos os status negativos aqui são bem piores que no jogo anterior, em alguns cenários eles podem até ser mais perigosos que qualquer inimigo. Por esse motivo o ponto vai para Dark Souls.

Placar Final!

Dark Souls – 2        Demon’s Souls – 4

Bem gente, essa é minha opinião sobre a dificuldade dos dois jogos, talvez haja outros pontos a serem abordados, mas esses são os que eu considero mais marcantes. Dark Souls é ótimo, o jogo é realmente muito bom e viciante, e o fato de ele ser um pouco mais fácil que Demon’s Souls não o torna pior de nenhuma maneira. Espero que tenham gostado do post, por hoje é isso. Se alguém discordar de algum ponto, basta escrever nos comentários.

Valeu!

comentários
  1. Pedro disse:

    Ótima análise ^^

    Curtir

  2. Rafael disse:

    Brother valeu pelo posteu estava procurando uma opinião madura sobre o jogo e vc já me respondeu todas as dúvidas, esse game vai ser meu próximo com certeza.

    Muito obrigado.

    Curtir

  3. Fabiano Silvano disse:

    Dae Jesus! Gostei bastante da analise! Ainda não joguei Dark Souls, mas pelos videos que vi, parece mais fácil que Demon’s Souls. Concordo plenamente em relação ao seu quinto mundo, tô tentando platinar e o Old King Doran tá enchendo o saco. Abraço!

    Curtir

  4. Patrick disse:

    Zerei os dois jogos e sinceramente discordo do seu resultado final. Achei Dark Souls bem mais dificil do que Demons Souls. Demons Souls fica parecendo jogo de criança comparado com Dark Souls. Você esqueceu de mencionar que em Demon Souls você pode levar quantas ervas de cura você poder (me lembro que zerei com centenas delas no meu estoque) enquanto que no Dark Souls você só consegue no máximo 20 poções de cura. Além disso aquele escudo e anel que recupera o HP tornam o Demons Souls bem mais fácil, sem contar que o jogo é bem menor.

    Da sua análise dá para acreditar que Demon Souls é mais dificil, mas se levar em consideração que a inteligência artificial de Dark Souls é mais elaborada e os pontos que eu mencionei acima, Dark Souls é de longe mais difícil.

    Curtir

  5. radiated5 disse:

    Cada um tem uma experiência diferente com o jogo, eu realmente achei Dark Souls ridículo de fácil comparado com o Demon’s. Verdade que agora quase não dá de levar itens de cura, mas como vc consegue encher os fracos com facilidade isso acaba se tornando irrelevante, pelo menos no meu percurso pelo jogo. A maioria das dificuldades impostas pelo Dark Souls são facilmente transpostas após o primeiro susto, já as do Demon’s não. Dark é um jogo de surpresa, depois dela ele fica muuuito mais fácil, pelo menos pra mim foi assim.

    Valeu pelo comentário.

    Curtir

  6. Anderson Smile disse:

    O mais dificil é o q vc joga primeiro… kkk falando sério, Dark souls é bem mais fluido do q seu antecessor, o q é claro, é o q costuma ser feito e uma continuação: pegar o q era bom e aperfeiçoar. Como ele é mais fluido pode ser visto como mais facil, mas vamos ao grande problema: é dificil avaliar isso. Eu joguei Dark primeiro e to jogando só agora o demon’s, e adivinha: demons souls tá super facil, mas é facil mesmo, da mesma forma como tá mais facil jogar o game plus do dark souls. Ambos são ótimos, mas até onde eu vi, em narrativa e construção geral, com as minhas 60 horas do meu primeiro jogo de Dark contra as minhas até agora 2 primeiras horas inicias de Demons, vejo Dark souls como uma continuação de respeito muito mais madura, o q enobrece a produção dos dois jogos como um todo.

    Curtir

  7. Zé Mário Jr. disse:

    Análise furadíssima!!! Demons Souls foi o meu primeiro e realmente achei MUITO DIFÍCIL. Se adaptar ao estilo inovador q a série trouxe foi absurdamente desafiador. Agora estou jogando Dark Souls. A facilidade com a qual apresentei em jogabilidade, principalmente nos sitemas de combate,foram herdadas do Demons Souls. Mas o jogo é MUITO masi desafiador e complicado. Só q os fabricantes souberam modelar melhor a fluidez do jogo no caso de Dark Souls. Mas a dificuldade em descobrir oq se fazer é MUITO MAIOR do q em Demons.. Essa análise está parecendo q segue detonados de youtube e joga fora toda a experiência da descoberta…
    DARK é MUITO MELHOR como jogo, e MUITO MAIS DIFÍCIL comparado ao seu antecessor…

    Curtir

  8. Não creio que existe um jogo mais ou menos difícil entre os dois.
    Cada um tem seus pontos e eles se equilibram.

    O fato é que a dificuldade da série, está em pegar as manhas do jogo, seus mecanismos de batalha, suas táticas de sucesso. Depois disso, o jogo fica mais tranquilo.

    Sendo assim, o jogo mais difícil, sempre vai ser o primeiro que você jogar.

    Se jogar Demons primeiro, vai achar ele o mais difícil, se jogar o Dark primeiro, vai supor que ele é o mais difícil.

    Como o camarada disse aí, quando você joga o segundo, você já vai pra ele com uma boa carga de experiencia, e por isso ele obviamente vai ser mais fácil.

    Curtir

  9. andre oliv disse:

    SEM DUVIDAS O MAIS DIFICIL FOI DARK SOULS PORQUE JOGUEI PRIMEIRO, QUANDO FUI JOGAR DEMON´S JÁ TINHA A EXPERIENCIA DE DARK, POR ISSO TORNOU-SE FÁCIL PARA MIM. MAS GOSTEI NO GERAL DE DARK SOULS É MUITO TENSO!!!!

    Curtir

  10. Dihalan disse:

    Demons Sous Tem Tendencias que alteram a dificuldade do jogo ou seja quanto mais você morre mais o jogo fica difícil coisa que em Dark Souls não tem. Gosto Muito dos dois Platinei ambos mais Demons Souls sem duvida e bem mais difícil que Dark Souls.

    Curtir

  11. guilherme disse:

    Na moral o Dark Souls é dificil sim, mas só no inicio depois da primeira zerada tu não morre mais e muitooo dificil agora o Demons Souls que é oque que to jogando após Dark ele presenta ser mais complicado, não tem bonfire aonde enche o item de cura que aumenta quase todo o hp. As plantas são muitas mas aumenta pouco e outro o ultima boss de Dark… por ser o ultimo eu esperava morre muito nele muito msm.. mas foi pior que o Tauros Demon ou o Capra ‘-‘ pó 4hits e ele morre kkk.. mas vamos ver o fim de Demons neh.. e lembrando Demons tem video e história continua coisa que o Dark rolou umas poucas vezes.

    Curtir

  12. arivanildo disse:

    Que alivio! Saber que Dark Souls é mais fácil que Demon´s Suols me deixa com esperanças de algum dia termina-lo e passar para Dark Souls.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s