Mais shooters deveriam ser como Bulletstorm

Publicado: 17 de setembro de 2013 em Jogos
Tags:, , , ,

pa.191036.1

Bulletstorm é um shooter de 2011 desenvolvido pela People can fly e a Epic games, criadora da Unreal Engine e da série Gears of War. O jogo não é um FPS tão tradicional, ele é ambientado num universo futurista e mistura muita violência com um humor próximo ao estilo do Duke Nukem. Resumindo a narrativa do jogo, um grupo de soldados é usado para eliminar pessoas que não deviriam, como civis e jornalistas. Quando eles descobrem o que realmente estavam fazendo resolvem se rebelar contra o comandante que ordenava esses extermínios. Alguns anos depois numa oportunidade de vingança esses soldados derrubam a nave de seu antigo comandante e a própria num planeta dominado por mutantes e bandidos, e a partir desse ponto que o jogo começa realmente, com o que restou do grupo tentando sair do planeta com vida.

É claro que deixei de lado vários pontos importantes nesse resumo, mas a narrativa do jogo é irrelevante para o meu ponto neste post. Bulletstorm funciona em seu gameplay como a maioria dos FPS, porém ele possui um sistema chamado skillshots que dá pontos ao jogador ao ser criativo em sua matança. Esses pontos podem ser usados depois para se comprar munição e melhorar as armas. Então se você resolve jogar como se estivesse num Call of Duty além de não ter condições de melhorar seu arsenal, também deverá ficar sem munição bem rápido, pois os inimigos aguentam muitos tiros. Agora utilizando-se das mecânicas que o jogo incorpora você vai se divertir muito e vai ser muito mais eficaz em derrotar os oponentes.

Não estou aqui criticando CoD ou Battlefield, só caracterizando Bulletstorm, agora, enfim, chego ao ponto que quero abordar nesse post. Além da campanha do jogo, que dura por volta de oito horas, variando dependendo de como você jogar, há também um modo chamado Echos, que nada mais são que desafios que utilizam partes da campanha. Nesses desafios você pode comparar sua pontuação contra a de seus amigos e contra o mundo. Há também um modo multiplayer em que até quatro jogadores podem enfrentar várias levas de inimigos. Apesar desse modo ser obviamente focado em mais de um jogador, há como você fazer isso sozinho, e o principal, passar de level e liberar todas as opções deste modo.

Até aí nenhuma novidade, vários jogos possuem esse tipo de multiplayer ou modos extras da campanha, porém em vários jogos essas opções só funcionam com mais de um jogador, e quando se pode jogá-las sozinho raramente você passar de level com conguistas e tudo mais. Quem como eu gosta de jogar vários shooters não tem nada pior que ficar mais de uma hora esperando num lobby para poder jogar uma partida. Não acho errado os jogos ter modos multiplayers tradicionais como a maioria dos shooters possuem, porém muito desses shooters não possuem uma comunidade ativa, ou comunidade alguma fazendo com que essa experiência online inexista e tudo que se tem é uma espera eterna num lobby.

Não sou contra nenhum tipo de muliplayer, porém sou contra a necessidade de todos os jogos terem que ter um modo multiplayer simplesmente para preencher um pré-requisito que na maioria das vezes acaba não sendo utilizado. Nesse sentido que digo que mais jogos deveriam ser como Bulletstorm, não tendo um miltuplayer pelo simples motivo de que ter, e mesmo esse modo podendo ser utilizado por só um jogador. Alguns jogos já fazem isso, e o próprio CoD é um ótimo exemplo, pois além do multiplayer e a campanha há outros modos de jogo e até split screen.

Sei que esse foi um post um pouco diferente do normal, mas só queria expor minha opinião sobre multiplayer, principalmente agora que os jogos vão estar cada vez mais online com os novos consoles. Espero que tenham gostado e se tiverem algo a dizer, basta deixar um comentário.

Valeu!

pa.191036.1 pa.184726.13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s